Desfile de 7 de setembro atrai 10 mil pessoas ao centro

Publicado em: 10/09/2018 11:48

Na última sexta-feira, com a colaboração de um dia de sol e clima agradável, o Desfile Cívico de 7 de setembro reuniu em torno de 10 mil pessoas, em praticamente toda a extensão da Rua Conselheiro Zacarias, para assistir às apresentações das entidades participantes.

A Secretaria de Educação de Irati, responsável pela organização da programação, confirmou as 90 instituições participantes do evento, que somaram perto de 3.500 pessoas integrantes no desfile. Programado para iniciar às 8h30, o desfile teve o horário rigorosamente cumprido, além de ser conduzido de forma dinâmica, o que contribuiu para que a evolução fosse bastante ágil e não se estendesse além do horário previsto para o encerramento, que aconteceu às 11h30.

Para as pessoas que acompanharam todas as escolas, CMEIs, empresas e instituições civis e militares que passaram pela avenida, o desfile 2018 foi considerado o maior já realizado em Irati, e muito bem organizado. O novo local das apresentações foi escolhido em razão de não se ter certeza se a Munhoz da Rocha, palco tradicional do desfile, estaria liberada até a data cívica. Entretanto, a principal avenida da cidade ficaria obstruída se o público que compareceu à Rua Conselheiro Zacarias estivesse no local original.

O prefeito Jorge Derbli comentou que ficou extremamente satisfeito com o resultado e com a presença de público e prometeu para 2019 um desfile ainda maior.

Todo o transcorrer do evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Irati, com várias câmeras que captaram ângulos diferentes das apresentações, à medida em que os narradores descreviam o contexto de cada tema abordado pelas entidades.

Este conteúdo permanece disponível para visualização naquela rede social, bem como estão sendo postadas diversas fotos que registraram o evento para quem quiser ver ou baixar. Para acessar o Face da Prefeitura de Irati, clique AQUI.

Ato cívico na Praça da Bandeira antecedeu ao desfile

Iniciando as solenidades dos 196 anos da independência do Brasil, antes do desfile ocorreu cerimônia cívica na Praça da Bandeira, com execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira Nacional.

Com apresentação da banda da Guarda Mirim, a cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares. Fizeram uso da palavra o presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, e o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

Derbli comentou que “o ato de civismo e patriotismo é necessário para o País”. “Precisamos sempre lembrar da importância da pátria”, enfatizou o prefeito, que também agradeceu a presença de todos que contribuíram para o desfile, e disse que espera um crescimento consecutivo do evento ao decorrer dos anos”.