Plano de Drenagem Urbana é discutido é Irati

Publicado em: 13/09/2018 14:36

Na quarta-feira (12), nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura Municipal de Irati promoveu uma reunião sobre o Plano de Drenagem Urbana junto com a empresa Ferma Engenharia.

Trata-se de um projeto fruto do contrato firmado entre o Ministério das Cidades e Prefeitura para elaboração do Plano, tendo como objetivo realizar um estudo aprofundado do sistema de macrodrenagem da área urbana e de influência da cidade e, partir do qual, a Prefeitura deve contar com elementos técnicos que permitirão adequar a legislação municipal, com execução de obras que reduzam potencialmente as áreas de inundações.

Os estudos estão entrando na segunda fase em que a empresa está apresentando o diagnóstico junto a Comissão de Acompanhamento, Concidade e a equipe técnica municipal que está coletando informações para embasar as obras estruturantes e não estruturantes. Finalizada a segunda fase, serão realizadas duas audiências públicas para que a população iratiense possa usar esse espaço e contribuir para a construção do Plano de Drenagem Urbana.

Para o prefeito Jorge Derbli, o plano é um documento importante e aguardado seu resultado final pela administração. “Pois teremos elementos técnicos para buscar recursos externos no governo estadual e federal para execução de obras e ações que reduzam os impactos ambientais e econômicos decorrentes as inundações, que é o grande gargalo da nossa cidade.”

Segundo Dagoberto Waydzik, secretário de Engenheira, Arquitetura e Urbanismo, algumas obras importantes estão sendo realizadas pela Prefeitura, mas com a entrega do Plano de drenagem e o manual, teremos condições de maior assertividade para atuar nas obras, na legislação, na educação ambiental e na orientação da melhor maneira de ocupar o solo na cidade. Waydzik ressalta ainda: “É o planejamento urbano acontecendo como preconiza o Plano Diretor”.