No Outubro Rosa unidades terão cronograma de preventivo aos sábados

 

Publicado em: 03/10/2018 15:02

Whatsapp

 

Durante todo o ano, as Unidades Básicas de Saúde de Irati oferecem o exame preventivo de câncer de colo de útero mediante agendamento.

Entretanto, este mês, em alusão à campanha “Outubro Rosa”, haverá atendimentos especiais aos sábados, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h, com intervalo para almoço.

Neste sábado, dia 06, o atendimento será na UBS da Vila São João. Dia 20 deste mês, na UBS do Rio Bonito, e no dia 27, na unidade Adhemar Vieira de Araújo. Em cada uma delas serão coletados 15 exames de preventivo pela manhã e 15 exames pela tarde.

Preventivos e preservativos são fundamentais

Todas as mulheres que iniciaram sua vida sexual devem realizar o exame, lembrando que a maior parte desse tipo de câncer (útero) é causado pelo HPV, que é transmitido através de relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso correto do preservativo (masculino ou feminino).

Todas as unidades de saúde de Irati fornecem os preservativos, masculinos e femininos, sem cadastros ou qualquer tipo de identificação.

Uma das principais formas de proteção contra o câncer do colo de útero é a realização de exames preventivos e uso de preservativos. Preservativos evitam muitas doenças graves.

Condições exigidas

Para os exames preventivos de câncer de colo de útero é preciso que as mulheres estejam há dois dias sem relação sexual, sem estar utilizando creme vagina e sem estar menstruada. Esses fatores atrapalham o resultado.

Os exames poderão ser agendados pelo telefone:

Vila São João - 3907 3127

Rio Bonito - 3907 3026

Adhemar Vieira de Araújo - 3907 3122.

Exame pode ser feito o ano todo

A Secretaria de Saúde de Irati reforça que durante todo o ano as Unidades Básicas de Saúde oferecem o exame preventivo:

Vila São João - 2ª e 4ª feiras de manhã.

Secretaria de Saúde - 2ª feiras à tarde e à noite, 4ª e 5ª feiras de manhã e 6ª feira de manhã.

Adhemar Vieira de Araújo - 4ª feira o dia todo e 5ª feira de manhã.

Guamirim - 2ª feira o dia todo.

Lagoa - 3ª e 5ª feira de manhã.

Gonçalves Júnior - 4ª feiras o dia todo.

Engenheiro Gutierrez - todas as 3° e 5° feiras o dia todo;

Riozinho e Monjolo - a cada 15 dias;

François Abib (UBS no Conjunto Joaquim Zarpellon) - 5° feira de manhã.

Os enfermeiros da zona rural, percorrem toda a área fazendo as coletas em todas as Unidades Básicas de Saúde do interior. Os exames precisam ser agendados.

Outras informações da Secretaria de Saúde de Irati

O OUTUBRO ROSA é alusivo também ao câncer de mama.

Devemos nos lembrar que a principal forma de identificação precoce de nódulos (caroços) nas mamas, sejam malignos ou benignos, é através do AUTO EXAME DAS MAMAS, em que com a ponta dos dedos, a mulher apalpa desde suas axilas, suas mamas até o bico dos seios, sempre procurando caroços.

Se encontrar algo, deve procurar a Unidade Básica mais próxima da sua casa e será orientada.

Durante a campanha e também fora dela, são oferecidos as mulheres os TESTES RÁPIDOS, que é um exame muito simples, algumas gotinhas de sangue da ponta do dedo e, em poucos minutos, é possível identificar doenças muito importantes como AIDS, SÍFILIS, HEPATITES B e C.

Essas doenças também são transmitidas por relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de alicates de cutícula, lâminas de barbear e instrumentos para tatuagens.

Nos dias de campanha, aos sábados serão oferecidos 15 testes pela manhã e 15 pela tarde, nas unidades de saúde que estarão abertas. Porém são oferecidos também em todas as unidades de saúde de Irati e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).