Secretaria de Saúde promove evento do Outubro Rosa no dia 20

 

Publicado em: 05/10/2018 16:21

Whatsapp

 

Secretaria de Saúde promove evento do Outubro Rosa no dia 20

A Secretaria de Saúde de Irati convida todas as mulheres para participarem do evento Outubro Rosa, que acontecerá no sábado (20), das 8h às 16h, na área externa do Parque Aquático.

Haverá palestras e oficinas, sorteio de brindes, vários serviços de saúde, manicure e coleta de preventivo. Todas as mulheres de Irati estão convidadas a participar das ações que são totalmente gratuitas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3907 3143.

No Outubro Rosa unidades terão cronograma de preventivo aos sábados

Durante todo o ano, as Unidades Básicas de Saúde de Irati oferecem o exame preventivo de câncer de colo de útero mediante agendamento.

Entretanto, este mês, em alusão à campanha “Outubro Rosa”, haverá atendimentos especiais aos sábados, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h, com intervalo para almoço.

Dia 20 deste mês, o atendimento será na UBS do Rio Bonito, e no dia 27, na unidade Adhemar Vieira de Araújo. Em cada uma delas serão coletados 15 exames de preventivo pela manhã e 15 exames pela tarde.

Preventivos e preservativos são fundamentais

Todas as mulheres que iniciaram sua vida sexual devem realizar o exame, lembrando que a maior parte desse tipo de câncer (útero) é causado pelo HPV, que é transmitido através de relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso correto do preservativo (masculino ou feminino).

Todas as unidades de saúde de Irati fornecem os preservativos, masculinos e femininos, sem cadastros ou qualquer tipo de identificação.

Uma das principais formas de proteção contra o câncer do colo de útero é a realização de exames preventivos e uso de preservativos. Preservativos evitam muitas doenças graves.

Condições exigidas

Para os exames preventivos de câncer de colo de útero é preciso que as mulheres estejam há dois dias sem relação sexual, sem estar utilizando creme vagina e sem estar menstruada. Esses fatores atrapalham o resultado.

Os exames poderão ser agendados pelo telefone:

Vila São João - 3907 3127

Rio Bonito - 3907 3026

Adhemar Vieira de Araújo - 3907 3122.

Exame pode ser feito o ano todo

A Secretaria de Saúde de Irati reforça que durante todo o ano as Unidades Básicas de Saúde oferecem o exame preventivo:

Vila São João - 2ª e 4ª feiras de manhã.

Secretaria de Saúde - 2ª feiras à tarde e à noite, 4ª e 5ª feiras de manhã e 6ª feira de manhã.

Adhemar Vieira de Araújo - 4ª feira o dia todo e 5ª feira de manhã.

Guamirim - 2ª feira o dia todo.

Lagoa - 3ª e 5ª feira de manhã.

Gonçalves Júnior - 4ª feiras o dia todo.

Engenheiro Gutierrez - todas as 3° e 5° feiras o dia todo;

Riozinho e Monjolo - a cada 15 dias;

François Abib (UBS no Conjunto Joaquim Zarpellon) - 5° feira de manhã.

Os enfermeiros da zona rural, percorrem toda a área fazendo as coletas em todas as Unidades Básicas de Saúde do interior. Os exames precisam ser agendados.

Outubro Rosa também alude ao câncer de mama

A Secretaria de Saúde de Irati alerta que a principal forma de identificação precoce de nódulos (caroços) nas mamas, sejam malignos ou benignos, é através do autoexame das mamas. Com a ponta dos dedos, a mulheres apalpam desde suas axilas e suas mamas até o bico dos seios, sempre procurando caroços.

Se encontrarem algo, devem procurar a UBS mais próxima da sua casa e receber as devidas orientações.

Outras ações

Durante a campanha Outubro Rosa e também fora dela, são oferecidos às mulheres os testes rápidos, que consistem em exames muito simples. Algumas gotinhas de sangue da ponta do dedo permitem que em poucos minutos, seja possível identificar doenças muito importantes como AIDS, sífilis e hepatites B e C.

Essas doenças também são transmitas por relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de alicates de cutícula, lâminas de barbear e instrumentos para tatuagens.