Festa do Pêssego do Pêssego 2018 terá 15 fruticultores

Publicado em: 05/10/2018 17:57

Festa do Pêssego do Pêssego 2018 terá 15 fruticultores

Em reunião no último dia 04, foram abordados e discutidos diversos aspectos da Festa do Pêssego 2018, tradicional evento iratiense que, este ano, acontecerá nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha.

Ao longo das edições da grande festa da fruticultura e gastronomia locais, que chega agora à 40ª edição, vários eventos foram se agregando ao eixo principal da promoção e, com isso, os preparativos foram se avolumando com o passar dos anos.

Este ano, a festa trará, como de costume, o melhor da produção de pêssego de Irati, que contará com 15 fruticultores, incluindo-se aqui também a ameixa e o morango, bem como a venda de seus subprodutos. A estimativa da safra 2018 é de 210 toneladas, das quais entre 15 e 20 deverão ser destinadas à festa.

O borrego no rolete - prato típico local que atrai apreciadores de todo o Paraná – também está garantido para o jantar de sexta (30/11) e almoços de sábado e domingo (01 e 02/12), onde calcula-se que, ao todo, serão servidas 1.500 refeições. O valor será de R$ 35 por pessoa.

Simultaneamente, tanto nos estandes internos do Pavilhão João Wasilewski, quanto em pontos externos específicos do parque aquático, acontecerá o Salão de Negócios, uma excelente vitrine para o comércio local, regional e estadual exporem seus produtos e serviços. Mais da metade dos espaços internos e vários externos já estão vendidos.

A Feira de Sabores, realizada pela SEAB e EMATER, também estará presente, com a proposta de tentar resgatar mais produtos locais. Demais atrativos, como parque infantil, praça de alimentação, atrações locais e shows também estão confirmados.

Participaram desta reunião de preparativos, além do prefeito Jorge Derbli, o Provopar Municipal que é entidade promotora do evento, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, que dão apoio direto à estrutura da promoção, SEAB, EMATER, secretarias de Esporte, Educação e Cultura e fruticultores locais.

Área coberta passará de 40 para 60 metros de extensão

A exemplo do que ocorreu em 2017, e agradou em cheio aos proprietários de food-trucks e principalmente ao público que foi assistir aos shows, nos três dias da Festa do Pêssego, voltará a ser instalada a tenda gigante em área próxima ao restaurante do borrego.

Formando um imenso corredor, a tenda protegeu tanto os comerciantes quanto a plateia do sol forte e pancadas de chuvas que são comuns nesta época de final de ano. A novidade foi bastante elogiada pelos visitantes.

Em razão disso, para a festa deste ano, a estrutura será ainda maior, passando dos 15x40 metros de 2017, para 16x60 metros para a festa 2018.

Encontro serviu também para explanação de opiniões

Esta reunião da Festa do Pêssego 2018 foi ocasião para apresentação de propostas e opiniões que solucionem problemas encontrados na edição anterior, e novidades que possam atrair mais público de fora do município.

Questões de estrutura, como estacionamento, climatizadores do pavilhão, e controle do acesso para carga e descarga dos expositores foram alguns dos assuntos debatidos.

Com relação ao restaurante do borrego, o prato típico de Irati será servido exclusivamente na sua versão tradicional, no rolete, nas três refeições da festa. Como opção de carne, este ano também haverá galeto assado. A mesma equipe responsável pelas carnes estará encarregada dos pratos de acompanhamento.

Para a Feira de Sabores, de acordo com a Emater, produtos de origem animal que não contarem com o selo de inspeção municipal ou estadual não poderão ser expostos ou comercializados.

Atendendo a pedidos, será realizado o Torneio de Pesca Esportiva, coordenado pela Secretaria de Esportes de Irati, que acontecerá no sábado (01/12), das 07h às 15h. Também estão confirmados shows para as noites de sexta (Yago e Santhiago) e sábado (Conrado e Alexandro) e final da tarde de domingo, que está sendo fechado e será um grande show nacional.

Ainda deverá acontecer a reinauguração do trenzinho do Parque Aquático, onde passeios serão ajustados em horários que não comprometam a parte externa do Salão de Negócios e a chegada do Papai Noel para abertura do Natal 2018.

Curso no Centro de Processamento

Com vistas a incrementar a oferta de produtos tendo como base o pêssego, a Secretaria de Agricultura de Irati irá promover mais uma vez um curso de aproveitamento do fruto, tendo como local o Centro de Processamento de Alimentos, localizado aos fundos da Feira do Produtor Iratiense.

Como aconteceu no ano passado, a iniciativa repassa aos interessados noções de produção de doces, geleias, tortas e vários outros subprodutos, que possam representar incremento de renda às famílias, não só na Festa do Pêssego, mas em outras oportunidades.

A data ainda não está definida, mas provavelmente será duas semanas antes da festa, segundo o setor de fruticultura da secretaria, e terá ampla divulgação.