Festa do Pêssego 2018 terá 20 t do fruto

 

Publicado em: 09/11/2018 14:53

Whatsapp

 

A Festa do Pêssego 2018, tradicional evento de Irati, este ano acontecerá nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha.

Ao longo das edições da grande festa da fruticultura e gastronomia locais, que chega agora à 40ª edição, vários eventos foram se agregando ao eixo principal da promoção e, com isso, os preparativos foram se avolumando com o passar dos anos.

Este ano, a festa trará, como de costume, o melhor da produção de pêssego de Irati, que contará com 15 fruticultores, incluindo-se aqui também a ameixa e o morango, bem como a venda de seus subprodutos. A estimativa da safra 2018 é de 210 toneladas, das quais entre 15 e 20 deverão ser destinadas à festa.

O borrego no rolete - prato típico local que atrai apreciadores de todo o Paraná – também está garantido para o jantar de sexta (30/11) e almoços de sábado e domingo (01 e 02/12), onde calcula-se que, ao todo, serão servidas 1.500 refeições. O valor será de R$ 35 por pessoa.

Simultaneamente, tanto nos estandes internos do Pavilhão João Wasilewski, quanto em pontos externos específicos do parque aquático, acontecerá o Salão de Negócios, uma excelente vitrine para o comércio local, regional e estadual exporem seus produtos e serviços. Mais da metade dos espaços internos e vários externos já estão vendidos.

A Feira de Sabores, realizada pela SEAB e EMATER, também estará presente, com a proposta de tentar resgatar mais produtos locais manufaturados, como biscoitos, massas, doces, geleias e sucos. Demais atrativos, como parque infantil, praça de alimentação, atrações locais e shows também estão confirmados.

Confira a programação

A programação integral da 40ª Festa do Pêssego está fechada. Confirmados, além dos melhores frutos dos pomares iratienses, também o borrego no rolete, a Feira de Sabores e o Salão de Negócios.

Dia 30, sexta-feira, às 18h, haverá a abertura do Salão de Negócios e Feira de Sabores dentro do Pavilhão de Exposições João Wasilewski, bem como o início da venda do pêssego na área externa.

Às 20h, será feita a abertura oficial da festa, com pronunciamento de autoridades, também no pavilhão. Em seguida, às 20h30, começará a ser servido o jantar, com o prato típico Borrego no Rolete, no restaurante da festa.

A noite encerra com apresentação do Grupo Gaitaço de Irati, composto por Alfredo Van Der Neut e amigos, no palco principal.

Dia 1º de dezembro, sábado, as 07h às 15h, tem pesca esportiva no lago do Parque Aquático. As regras e premiações serão definidas pela Secretaria de Esportes e Recreação de Irati e divulgadas aos interessados. Pelo conceito de “pesca esportiva”, os peixes capturados são pesados, fotografados e depois devolvidos ao lago.

Às 9h reiniciam as atividades do Salão de Negócios e Feira de Sabores, e também a venda de pêssegos. Às 12h começa a ser servido o almoço com borrego no rolete, no restaurante da festa.

Logo após o almoço começam as apresentações musicais no palco principal da Festa do Pêssego, montado na área externa do parque. Às 14h apresenta-se a dupla Pedrinho e Magal. 15h30 é a vez de Jhonny e Rodrigo. 17h00 assume o palco a Banda Dnocks. 19h o repertório será fandangueiro com a Turma da Vaneira. E, encerrando a noite, às 21h, apresenta-se a Banda Mixturô.

Dia 02 de dezembro, a programação começa às 08h, com Missa em Ação de Graças e bênção dos alimentos na Paróquia Perpétuo Socorro. Às 09h reabrem o Salão de Negócios e Feira de Sabores e começa a venda de pêssego.

O almoço com borrego no rolete será servido a partir de 12h no restaurante da festa.

A tarde de domingo terá bastante música no palco principal. Às 14h, apresenta-se o grupo Swing Gaúcho. Às 16h sobem ao palco os Herdeiros da Tradição. Às 18h, a atração será a dupla Fabinho e Bonny. Para encerrar o dia e a festa, às 20h apresenta-se o grupo Som Sertanejo.

Empresas confirmam participação na Festa do Pêssego 2018

O Salão de Negócios da Festa do Pêssego 2018, que começa há exatamente um mês, já está bastante movimentado, com a confirmação de empresas locais, da região e vários pontos do Paraná. Nos dias 30 deste mês, 01 e 02 de dezembro, o Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha mais uma vez será o polo de divulgação dos produtores municipais de pêssego, na festa que chega à sua 40ª edição.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela locação dos espaços, tem registrado grande interesse de participação por parte do empresariado, por se tratar de evento tradicional no município que engloba vários outros atrativos. Junto à festa que evidencia o potencial da fruticultura iratiense, ocorrem outras festas simultâneas no mesmo local, e isso é uma ótima justificativa para os empreendedores exporem seus produtos e serviços. No ano passado, 32 empresas participaram do evento.

O pêssego é o carro-chefe da promoção, mas os fruticultores também irão oferecer outros frutos da época, como ameixa e morango. A festa também promove o prato típico de Irati, o borrego no rolete, sucesso gastronômico que atrai apreciadores de todo o Estado. Este ano haverá o jantar de sexta (30) e almoços no sábado (01) e domingo (02). E há ainda a Feira de Sabores, organizada pela SEAB/EMATER, que reúne o que há de melhor na região em produtos alimentícios como massas, doces, geleias, sucos, pães, biscoitos, conservas e outros do gênero.

O Salão de Negócios 2018 já tem confirmados até o momento como expositores: Biscoitos Kerber, Fox Fotografias, Mascavo Store, Rede Sul Hospedagens, Pet Funny, Cozinha Maluca, Wizard, Balloon Recreações, Geek Store Presentes, Miscelânia, Requinte Sapatilhas, Dulces a Rigor, D' Magia, Praias Club, De Bastiani, Pipocas Estouro, DataPhoto, Personnalité Viagens, Mega Motos, Equilíbrio e Saúde, Orquidário do Rubin, Braz Fornos, Iramec Peças e Serviços, La Família Tattoo Studio e Erva Mate Timbó.

Os espaços internos e externos destinados ao comércio e empresas continuam à venda. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no edifício da ACIAI, que fica na Travessa Frei Jaime (Rua da Cidadania).

Informações pelos telefones 3907 3030 e 9 9104 6621.