Projeto ‘Eu Faço a Minha Parte’ é finalizado com formatura dos alunos

Publicado em: 20/11/2018 16:45

Na manhã desta terça-feira (20), aconteceu a Formatura do Projeto ‘Eu Faço a Minha Parte’, promovido pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Educação de Irati. Cerca de 260 alunos das escolas municipais participaram das atividades que foram desenvolvidas desde o mês de março deste ano. O projeto abordou temas como bullying, drogas, indisciplina, segurança e trânsito. A cerimônia foi realizada na Associação dos Servidores Públicos Municipais e contou com a presença das escolas, órgãos de segurança e autoridades municipais.

“Todos fazendo a sua parte! Se cada um fizer sua parte com atitudes simples e pequenas, a cidade toda é feliz e organizada. Foi um trabalho maravilhoso da Guarda Municipal e eu quero muito agradecer o que fizeram dentro das escolas, pois puderam conhecer melhor a realidade destes espaços. E, com estas ações, estão contribuindo para que o dia a dia seja melhor ainda”, disse Rita Almeida, secretária de Educação, abrindo a solenidade.

Paulo Sabatoviski, comandante da Guarda Municipal, ressaltou que, há algum tempo, a corporação queria implantar este projeto, mas que as dificuldades impediam. “Também agradeço todos os envolvidos no ‘Eu Faço a Minha Parte’ e, principalmente, os idealizadores. O Departamento de Trânsito (Iratran) e todos os seus colaboradores foram nossos parceiros nesta ação”. Sabatoviski comenta, ainda, que o projeto será terá continuidade. “Espero que os alunos tenham assimilado esta pequena sementinha que plantamos com os temas que abordamos”.

Câmara de Vereadores apoiou iniciativa

O projeto ‘Eu Faço a Minha Parte’ foi apoiado pela Câmara Municipal de Vereadores, por meio de suas economias. “Projeto importante que demonstra que tudo passa pela educação, pela escola”, falou Helio de Mello. Para ele, esta é uma forma correta de aplicar o dinheiro público. Mello ressaltou a importância da criação da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. “Esta secretaria serviu como ponte, como elo para um projeto do guarda municipal, Adriano Gura, que já existia. Parabéns pelo trabalho de todos!”.

Projeto terá continuidade no município

‘Eu Faço a Minha Parte’ teve início em 2018 e a expectativa é grande para a continuidade das ações, atendendo mais crianças da rede municipal de ensino. “Este projeto vai continuar no ano que vem. As atividades começaram em março e, desde este período, todo o custo do projeto, incluindo as camisetas e os prêmios que estamos entregando hoje, não passaram de R$17 mil”, exemplificou Luiz Carlos Ramos, secretário de Segurança Pública. Ele também aproveitou para renovar os agradecimentos à Câmara, lembrando que, com o recurso aplicado, foi possível adquirir um computador que está servindo a estrutura da secretaria.

Ramos também enalteceu o trabalho conjunto com o Iratran. “A equipe também participou do ciclo de palestras e atividades nas escolas. Foi um entrosamento perfeito, visando levar informação, educação para o trânsito, segurança pública e outros itens que foram abordados”.

Por fim, o prefeito Jorge Derbli comentou que um projeto só é realizado com sucesso pela dedicação conjunta. “Junto ao trabalho dos profissionais, dos professores e das escolas, agradecemos a Câmara, pois qualquer projeto precisa de investimentos. Graças à boa gestão financeira, pudemos colocar em prática o ‘Eu Faço a Minha Parte’”.

Entrega de brindes e revelação dos ganhadores do concurso

Durante a solenidade, a concessionária Caminhos do Paraná fez a entrega de 1.270 kits de jogos educativos para o projeto. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Claudio Adão, proferiu uma palestra sobre educação no trânsito aos alunos. Ao fim, foi realizada a entrega dos prêmios do Concurso de Desenho e de Frases.

Ganhadores do concurso de Frases:

3º Lugar – mochila: Lavinya Stroparo dos Santos da Escola José Siqueira Rosas

2º Lugar – tablet: Emanuely Seguro da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo

1º Lugar – bicicleta: Hellen Vitória Ianoski da Escola Rural Rosa Zarpelon

Ganhadores do concurso de Desenho:

3º Lugar – mochila: Luana Ribeiro da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo

2º Lugar – tablet: Helena Vitória Hagsma Beida Stresser da Escola Irmã Helena Olek

1º Lugar – bicicleta: Letícia Zanlorenzi da Escola Rural Rosa Zarpelon