Trenzinho do Parque Aquático será reinaugurado na Festa do Pêssego

Publicado em: 22/11/2018 16:40

Atração turística do município será ativada no sábado, 1º de dezembro. Prefeitura está finalizando obras

Durante a 40ª edição da Festa do Pêssego, a Prefeitura de Irati fará a reinauguração do trenzinho, no sábado (01), no Estação do Parque Aquático. O trenzinho é uma antiga atração turística que está sendo ativada pela administração municipal. Os passeios serão realizados durante o dia todo. Além do trenzinho, a estação e a linha férrea também receberam melhorias que foram executas com recursos do município.

Com a grande repercussão do anúncio da reativação do trenzinho do Parque Aquático neste ano, toda a população está aguardando, ansiosa, o retorno do atrativo. O trenzinho ficou parado por alguns anos e, agora, volta a ser a alegria das crianças. A data escolhida para a retomada do trenzinho é a Festa do Pêssego, que vai acontecer nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro (sexta a domingo), atraindo grande público para o Parque Aquático.

“Neste ano, concentramos em fazer várias melhorias no Parque. Quem visita este local, consegue perceber que a limpeza está mais efetiva, mais flores foram plantadas e isso demonstra que há um cuidado diferenciado com este espaço para o cidadão iratiense”, diz o prefeito Jorge Derbli.

Para auxiliar no processo de melhorias do Parque Aquático, Derbli fez um convite ao ex-prefeito de Irati, Alfredo Van Der Neut, para realizar um trabalho voluntário. “Eu sei da boa intenção do prefeito em fazer com que este local de lazer pudesse ser melhor aproveitado pela nossa população. À parte que coube a restauração do trenzinho, estação e trilhos, está sendo entregue. Estas são as melhorias iniciais porque ainda terão muitas pela frente”, relatou Van Der Neut. Depois da festa, ele comenta que o trem vai estar à disposição diariamente, e não só nos fins de semana.

Investimentos para recuperação

De acordo com o secretário de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do município, Dagoberto Waydzik, estão sendo realizadas três frentes de trabalho, neste momento, em todo o Parque Aquático. “Na estação do trenzinho, foram refeitas a cobertura, estrutura, telhado e beirais. Recuperamos também o forro, fizemos reboco, piso, portões, calçadas e nova pintura”, exemplifica ele.

Na linha férrea, foram substituídos, aproximadamente, 150 m de trilhos, troca de cravos (pregos especiais para trilho), retificados alguns trilhos e colocados dormentes novos – estes que vieram de madeira apreendida e doada pelo escritório regional de Irati do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “No trenzinho, fizemos uma reforma completa no motor, parte elétrica, lataria, pintura e acentos”, ressaltou. Estes serviços somam um investimento de R$110 mil de recursos do município.

Parque receberá mais um investimento de R$350 mil

Está em tramitação na Caixa Econômica o valor de R$350 mil, vindos de uma emenda do deputado estadual Requião Filho para que o Parque Aquático receba mais melhorias. Serão executadas novas pistas de caminhada, calçadão ao lado do Parque e mais avanços no mobiliário urbano.

Atrações da Festa do Pêssego

Este ano, a festa trará, como de costume, o melhor da produção de pêssego de Irati, que contará com 15 fruticultores, incluindo-se aqui também a ameixa e o morango, bem como a venda de seus subprodutos. A estimativa da safra 2018 é de 210 toneladas, das quais entre 15 e 20 deverão ser destinadas à festa.

O borrego no rolete - prato típico local que atrai apreciadores de todo o Paraná – também está garantido para o jantar de sexta (30/11) e almoços de sábado e domingo (01 e 02/12), onde calcula-se que, ao todo, serão servidas 1.500 refeições. O valor será de R$ 35 por pessoa.

Simultaneamente, tanto nos estandes internos do Pavilhão João Wasilewski, quanto em pontos externos específicos do parque aquático, acontecerá o Salão de Negócios, uma excelente vitrine para o comércio local, regional e estadual exporem seus produtos e serviços. Mais da metade dos espaços internos e vários externos já estão vendidos.

A Feira de Sabores, realizada pela SEAB e EMATER, também estará presente, com a proposta de tentar resgatar mais produtos locais manufaturados, como biscoitos, massas, doces, geleias e sucos. Demais atrativos, como parque infantil, praça de alimentação, atrações locais e shows também estão confirmados.

Veja a programação completa em www.irati.pr.gov.br. Mais informações podem ser obtidas, também, pelo telefone (42) 3907-3030.