Região prestigia Festa do Pêssego 2018

 

Publicado em: 03/12/2018 17:50

Whatsapp

 

A 40ª Festa do Pêssego, que transcorreu no último final de semana no Parque Aquático de Irati, atraiu visitantes de toda a região. A estimativa repassada pela PM é de que aproximadamente 20 mil pessoas circularam pelo parque nos três dias da festa.

Os fruticultores comercializaram praticamente toda a produção que foi destinada à exposição, somando perto de 20 toneladas de frutos. Pêssegos de diferentes variedades, ameixa e morango, em vários estandes, compartilharam o espaço com sucos, doces e geleias. As novidades este ano foram o chope de pêssego, que esgotou já na metade do terceiro dia, e a pipoca saborizada em diversas variações de frutas, inclusive, de pêssego.

O restaurante do borrego operou no jantar de sexta e almoços de sábado e domingo em sua capacidade plena, com instalações sempre lotadas. A previsão das 1.500 refeições nos três dias da festa se confirmou.

A Feira de Sabores, levada a efeito pela SEAB/EMATER, também apresentou bons resultados, satisfazendo os 12 expositores que usaram o espaço reservado no Pavilhão João Wasilewski. O Salão de Negócios deste ano também superou em número de participantes o de edições anteriores, com mais de 50 expositores.

As atrações musicais locais e regionais movimentaram o palco principal, com estilos e gêneros para todas as preferências, com repertórios que iam do pop-rock ao sertanejo universitário.

A grande atração, contudo, foi a revitalização do próprio Parque Aquático Santa Terezinha e, com ela, a volta do trenzinho. Na entrega oficial da tradicional atração turística do parque e da miniestação, diversas autoridades e convidados participaram da viagem inaugural. Jovens, adultos e crianças se divertiram com o trenzinho, que operou durante os três dias e agora permanecerá em funcionamento.

Com coordenação do Provopar, entidade promotora da festa, centenas de pessoas fizeram o passeio de trenzinho pelo parque, nos três dias do evento. Alfredo Van der Neut, idealizador e responsável pela restauração do veículo, comenta que há estudos ainda não confirmados do esquema de funcionamento do trenzinho. A proposta inicial é que não opere às segundas-feiras, de terça a sexta das 16h em diante, aos sábados após o almoço, e aos domingos a partir das 10h. Contudo, isso ainda será estudado pelo Provopar.

Abertura teve homenagens a fruticultores e músicos

Na sexta-feira (30), mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram à abertura do evento, que contou com a participação da Banda do Caic João Paulo 2º e do Grupo Gaitaço. A abertura oficial da Festa do Pêssego 2018 foi feita pelas princesas Bianca Anciutti e Joyci Fernandes e rainha Bruna Petranskei. Também compareceram rainha e princesa da Amcespar.

Fizeram uso da palavra o presidente da Câmara, vereador Hélio de Mello, o secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, o presidente da AMCESPAR, Junior Benato, e o prefeito Jorge Derbli.

Antes do show da noite, dois fruticultores iratienses foram homenageados, num gesto de reconhecimento e valorização da atividade.

O primeiro foi Meroslau Kolicheski, presidente da Asfrutir durante oito anos e fruticultor desde 1990, tendo participado de 27 festas do pêssego. O seguinte homenageado foi Antonio Kruk que, apesar de atualmente estar residindo no interior de Rio Azul, por muitos anos morou e manteve pomares de pêssego em Irati e participou até 2014 de todas as edições da festa. Ele participou da 1ª Festa do Pêssego, em 1975, e foi premiado na época como o produtor do melhor fruto.

Os dois fruticultores receberam do prefeito Jorge Derbli placas de agradecimento e homenageando a dedicação de cada um à fruticultura.

O Grupo Gaitaço recebeu uma placa que enaltece o trabalho de todos os músicos que fazem parte da formação, em apresentações que, em sua maioria, não é cobrado cachê. Também foram homenageados dois campeões nacionais de acordeom que integram o grupo, Alfredo Neto Pabis e João Lucas Schemberk.

Irati ganha projeto de memória ferroviária

Em plena Festa do Pêssego 2018 Irati é contemplado com projeto relacionado à memória ferroviária. Veio a Irati, para ensejar uma proposta de intercâmbio cultural, o diretor de Turismo da Lapa, Márcio Assad. A ideia é que os dois municípios passem a realizar promoções conjuntas e que a exemplo daquele município, Irati venha a ter também seu Centro de Memória Ferroviária e o projeto Aprendiz Ferroviário.

“O centro é um local destinado a abrigar material visual, documentos e referências históricas sobre as ferrovias da Rede Viação Paraná – Santa Catarina, principalmente da região da cidade. O nosso espaço não era para ser um museu, mas os lapeanos gostaram tanto que estão doando verdadeiras relíquias da antiga estação que se instalou lá em 1891”, diz Assad.

Em frente ao trenzinho e da miniestação, o diretor entregou ao prefeito Jorge Derbli um capacete do projeto, em gesto simbólico pela parceria. O município tem contexto histórico nesta área, pois a cidade se desenvolveu ao lado da ferrovia, a partir da instalação da Estação Iraty, em 1899, no local chamado “Covalzinho”.

Festival de Futebol Society reuniu 216 atletas

Junto às comemorações da Festa do Pêssego no Parque Aquático, no sábado (1º), a Secretaria de Esporte e Lazer de Irati promoveu o 1º Festival Premier de Futebel Society na nova arena sintética construída. No total, 216 atletas de 18 equipes se inscreveram para participar do torneio, que teve 29 jogos realizados durante o dia.

A competição contou com três categorias com as seguintes classificações finais:

Sub 9: 1º lugar – Iraty Sport Club, 2º lugar – Escola Olaria Filipaki, 3º lugar – União Irati.

Sub 11: 1º lugar – Escola Olaria Filipaki, 2º lugar – Vila Nova, 3º lugar – Iraty Sport Club.

Sub 13: 1º lugar – Iraty Sport Club, 2º lugar – Futceu, 3º lugar – Luiza Rosa ‘A’.

Torneio de Pesca Esportiva movimentou o sábado da Festa

Outra atividade organizada pela equipe do Esporte foi o Torneio de Pesca Esportiva, que iniciou às 7h, no sábado (1º). Antes mesmo deste horário, já havia uma grande movimentação de pescadores no Parque na expectativa do início da competição. O torneio foi finalizado na às 15h com premiação aos três primeiros colocados de cada categoria e sorteio de brindes para os 238 inscritos.

Peixe Mais Pesado: Carpa de 26 Kg – 1,15 m - pescador: Rafael Carneiro

Maior Traíra: 2,5 Kg – 50 cm - pescador: Ronaldo Gnatkowski

Menor Peixe: Tilápia – 2,5 cm - pescadora: Isabella Carneiro

Pescador Mais Idoso: Antonio Turko, com 77 Anos

Pescadora Mais Jovem: Ketlin Talita Beger, com 04 Anos

Associações agrícolas recebem equipamentos

No sábado (01), aconteceu a entrega de mais lâminas agrícolas novas para produtores representantes das Associações de Agricultores de Monjolo e Faxinal do Rio do Couro.

Os equipamentos fazem parte de um pacote de outros equipamentos agrícolas já entregues para as associações de produtores do Pinho e Campina de Gonçalves Júnior, e são resultado de emenda da deputada federal Leandre dal Ponte.

O valor de todos os equipamentos já repassados soma R$ 253.350,00, valor do qual R$ 9.600,00 é contrapartida do município.