Projeto Ecotroca retorna no próximo dia 12

 

Publicado em: 01/03/2019 15:20

Whatsapp

 

Após ajustes e um período de interrupção, a Prefeitura de Irati está retomando o Projeto Ecotroca, trabalhando com os mesmos quatro pontos de trocas: Fragatas, Pedreira, Vila Matilde e Vila Raquel.

A coleta nos bairros começa dia 12, pelo Bairro Fragatas, na parte da manhã, e Pedreira à tarde. No dia 14, a coleta acontece na Vila Matilde pela manhã, e Vila Raquel à tarde. Todas as semanas, as coletas prosseguirão às terças e quintas, nesta ordem e nos horários de costume.

“Avisamos à população que tem os tickets do Ecotroca do ano passado, que os levem para a troca, pois os mesmos são válidos”, alerta Marcelo Campello, coordenador do programa.

Permanece ainda a sistemática para os moradores de outros bairros da cidade, que poderão realizar a troca dos recicláveis nos pontos citados, bastando para isso, levar seus materiais nos dias e horários programados.

O Projeto Ecotroca de Irati, no início da atual gestão, passou por reformulações, recebendo inovações na estrutura de funcionamento, e nova identidade visual.

Maiores informações sobre o Ecotroca de Irati podem ser obtidas pelo telefone 3132 6172.

Produtos

Foi mantido o limite de 20 kg de alimentos por família, sendo três quilos de recicláveis para um quilo de alimento. Cada família poderá trocar até 60 kg de recicláveis por 20 kg de alimentos.

Entre os vários itens estão por exemplo, feijão, hortaliças e legumes em geral e pães.

O que pode ser trocado

São aceitos como produtos recicláveis, em troca dos produtos oferecidos pelo programa Ecotroca de Irati, itens como arames, canos de PVC, ferros, fios, fogão, garrafas, geladeira, latas, livros, óleo de cozinha, papel, papelão, peças de ferro de veículos, embalagens pet, plásticos e vidros.

Não são aceitos artigos como baterias, bombril, embalagens de salgadinhos industrializados, embalagens de veneno, entulhos de obras, madeiras, monitores, produtos orgânicos, papel higiênico, peças plásticas de veículos, pilhas, pneus, remédios, roupas, tecidos e televisores.

Média de coleta ultrapassa 12.000 kg/mês de recicláveis

Em média, a cada mês, o Programa Ecotroca consegue recolher mais de 12.000 kg de materiais recicláveis, somados os bairros Fragatas, Pedreira, Vila Matilde e Vila Raquel, o que reverte em aproximadamente 4.000 kg de alimentos e outros produtos incluídos na cesta.