Irati terá força-tarefa contra o Aedes aegypti

Publicado em: 15/03/2019 15:06

No último dia 15/03 aconteceu importante reunião sobre os focos do Aedes aegypti que foram constatados em Irati e discutidas estratégias para combater esta perigosa proliferação de criadouros do mosquito. Ficou estabelecido que a partir do dia 18 deste mês (segunda-feira) será formada uma força-tarefa que percorrerá a área urbana para ações de observação e fiscalização de potenciais locais para desenvolvimento de focos do mosquito.

O evento, que aconteceu no salão do Centro Administrativo Municipal (CAM) reuniu em sua maioria, a área da Secretaria de Educação de Irati, mas também compareceram autoridades de diversos setores, órgãos de imprensa e formadores de opinião. Os vereadores Rogério Luis Kuhn e Alberto Schereda, participaram do evento representando a Câmara de Irati.

Envolvimento de todos

A secretária de Saúde de Irati, Magali Salete de Camargo, esclareceu que esta etapa já é a 4ª reunião sobre o tema do Aedes esta semana, reunindo diversos segmentos da sociedade. “Ao longo da semana, várias instituições e entidades, empresários e autoridades, grupos religiosos e órgãos de imprensa já haviam participado de reuniões na sede da Prefeitura, e esta, de hoje, serviu para agregar uma grande parceira nossa, que é a área da Educação”, frisou a secretária.

Segundo ela, as crianças recebem as orientações em sala de aula, onde a Educação enfatiza fortemente o combate aos focos do mosquito, e estas levam este conteúdo para suas casas, reforçando a propagação da campanha de guerra contra o Aedes.

A secretária de educação, Rita Almeida, salientou que não é apenas a educação municipal que está se mobilizando, mas toda a rede de Irati. “Desde o prézinho, a creche, o Cmei, chegando ao nível técnico e superior, bem como as escolas particulares. Nós, como professores, há muitos anos fazemos este trabalho, e até surpreende que, apesar de tantas campanhas de prevenção, a situação de Irati acabe se apresentando assim”, comentou Rita.

Livros sobre o Aedes para alunos, professores e famílias

Em seu pronunciamento, o prefeito Jorge Derbli conclamou a soma de esforços de todos e propôs ações conjuntas em nossa cidade para o combate ao inseto transmissor da Dengue e outras doenças, citando inclusive a questão de multas aos lotes urbanos que estiverem abandonados e oferecendo condições para a formação de criadouros. “Vamos fiscalizar e, caso necessário, autuar. Vai haver uma força tarefa na rua a partir de segunda-feira, dia 18, com muita gente fiscalizando. Em caso de identificação de foco do mosquito a multa pode chegar a R$ 750”, complementou.

Derbli destacou que nesta reunião foram apresentados novos livros que foram adquiridos pela Secretaria de Educação, voltados especificamente ao combate ao Aedes aegypti. “É um material bastante interessante e objetivo neste momento em que estamos, dividido em um livro para a criança, outro para a família e um terceiro que é direcionado ao professor”. Com isso, segundo o prefeito, há um ciclo melhor aproveitado entre a escola, alunos e familiares, de que forma se fazer esta prevenção. “Tivemos 229 focos do mosquito aqui em Irati, no mês de janeiro, em fevereiro algumas amostras ainda estão em análise e o número infelizmente pode aumentar, então temos que estar atentos, nos mobilizarmos, pois a situação é bastante séria”, relatou o prefeito.

Segundo a programação, haverá um dia “D” de mobilização contra a Dengue, que será o dia 10 de abril. Todos os setores da administração serão convocados a paralisarem suas atividades para assumir ações de limpeza, busca e combate aos focos do mosquito, bem como de conscientização à população numa espécie de mutirão que, de acordo com a organização, pode chegar a mais de 1.600 pessoas.