Assistência Social visita aldeia Kaingang e discute Casa de Passagem

 

Publicado em: 15/03/2019 16:07

Whatsapp

 

No último dia 08, uma das equipes da Secretaria de Assistência Social de Irati, junto com a secretária municipal Sybil Dietrich e a antropóloga com ênfase em Etnologia Indígena Aila Vilela Bozan, esteve na aldeia indígena Ivaí, da tribo Kaingang, no município de Manoel Ribas (centro-norte do Paraná).

Na oportunidade, a comitiva teve a oportunidade de conhecer a aldeia e suas tradições, na comunidade onde moram aproximadamente 900 índios. Também foi abordada, em diálogo com o Cacique Joel e sua equipe, a questão da futura Casa de Passagem Indígena de Irati, que teve obras iniciadas em julho do ano passado.

Após a conclusão, a unidade de acolhimento virá proporcionar um espaço digno e com condições apropriadas para os indígenas que passam pela nossa cidade vendendo seu artesanato. Com capacidade para acolher 20 pessoas, conta com área total de 153,13 m², dos quais 72,81m² são de ampliação e o restante, reforma. A casa terá três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros, e fica na Avenida Perimetral João Stoklos. As obras aguardam a liberação de repasses federais para prosseguirem.

"A Casa de Passagem Indígena no nosso Município significa um avanço na Política de Assistência Social que contempla o Trabalho Social com famílias Indígenas, sendo que esse processo está minuciosamente construído de forma coletiva" destaca Sybil.

Para a técnica de Referência Alessandra Colesel, que também acompanhou a visita à aldeia "foi possível trocar experiências e vivências com os indígenas que passam por outras cidades e ficam em outras Casa de Passagem. Com os depoimentos pudemos discutir com eles regras para permanência na mesma".

Existem no Paraná atualmente aproximadamente 9.300 indígenas, em 17 aldeias, habitando 85.264,30 hectares de terra. As tribos abrigam as etnias Kaingang, Guarani e seis remanescentes do povo Xetá.