Agricultura participa de lançamento do Feijão Urutau

 

Publicado em: 01/04/2019 08:50

Whatsapp

 

Agricultura participa de lançamento do Feijão Urutau

Secretário Raimundo Gnatkowski participa do encontro

No último dia 28 de março, onze lideranças de Irati ligadas ao setor agrícola participaram, em Ponta Grossa, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), do lançamento da nova variedade de feijão preto, o Urutau, resultado do cruzamento de outras espécies de feijão. Segundo o Secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, foram necessários doze anos para o desenvolvimento da nova variedade.

Raimundo afirma que esta variedade é mais resistente às doenças, chegando a produzir 180 sacas por alqueire. Até então, a marca Uirapuru, dominava o mercado por aproximadamente vinte anos. O feijão produzido no Paraná, abastece várias regiões do Brasil e também é exportado. Diversas pesquisas são desenvolvidas para garantir um bom negócio para o produtor e a garantia de um feijão de qualidade ao consumidor. Tais pesquisas visam, também, estimular a presença do homem no campo. O IAPAR forneceu cinquenta sacas de sementes de feijão para que sejam distribuídas para associações de agricultores.

Participaram do evento, representantes da Emater, SEAB, IFPR, Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. A convite do IAPAR, estiveram presente, os Secretários de Estado da Agricultura e Infra Estrutura e Logística, Norberto Anacleto Ortigara e Sandro Alex, respectivamente.