Iratienses são lesados por site falso que diz agendar 2ª via do RG

Publicado em: 09/05/2019 15:14

Nos últimos dias, e até onde se sabe até o momento, ao menos cinco pessoas em Irati foram enganadas por sites que prometem agendar a 2ª via do RG (Carteira de Identidade), emitindo uma GR (guia de recolhimento) com valores diversos, como R$ 24,70 ou R$ 24,80.

O Posto de Identificação de Irati alerta que esses valores sequer batem com a taxa originalmente cobrada pelo processo. A importância paga através da GR não vai para o órgão oficial de identificação, e dificilmente será recuperada, lesando de forma irreversível o cidadão.

Uma rápida busca na internet identificou um dos endereços que atua nesta sistemática: https:/fazpramim.org/parana-agendar-rg/ , onde recentemente órgãos de imprensa dos Campos Gerais constataram igualmente a fraude. Tão logo tomou conhecimento desta irregularidade, há cerca de 15 dias, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) comunicou todos os postos no Estado, alertando para estes golpes. Mas até então, Irati não tinha registrado casos desse tipo.

O Posto de Identificação de Irati explica que, pela internet, tanto para 1ª via ou 2ª via, é necessário entrar no site do IIPR: www.ii.pr.gov.br . No caso da 1ª via, a emissão do documento é grátis, totalmente sem custo. A 2ª via “normal” normal custa R$ 35,55, e só pode ser emitida pelo responsável pelo Posto de Identificação Municipal. Já a 2ª via “rápida” é feita exclusivamente pelo site, e gera guia no valor de R$ 30,47, pagável nos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi, Cresol e Sicoob (exceto CEF e lotéricas).

Se a pessoa não tem acesso a internet, ou não tem familiaridade com informática, pode ir até o CRAS mais próximo de sua residência, onde o processo será efetuado. Outra opção em Irati é a empresa Farmabin, que atua como colaboradora, mas em razão de usar instalações, equipamentos e funcionários próprios, cobra R$ 5 pelo serviço.

O Posto de Identificação em Irati apenas agenda para pessoas com mais de 60 anos, e crianças de até um ano e cinco meses. Em caso de dúvidas, entre imediatamente em contato com o setor, através do telefone 3907 3043.

Site atrai com valor mais baixo

É muito importante informar que o Governo do Paraná não terceiriza este procedimento de agendamento da Carteira de Identidade.

O interessado na 2ª via do documento pode achar razoável o valor ligeiramente menor dos sites falsos e acabar fazendo a opção errada. Além de perder este dinheiro, ainda vai ter que desembolsar nova quantia para efetuar o procedimento correto.

No site em questão, um observador mais atento vai constatar erros de grafia e outros indícios que apontam o caráter golpista da página. Por isso é importante ficar de olho aberto, pois nem sempre a vantagem oferecida é real.

É imprescindível que as pessoas tomem conhecimento deste fato e repassem esta notícia para o maior número de conhecidos, como forma de impedir que mais pessoas venham a ser lesadas em Irati. Até o fechamento desta matéria mais uma pessoa já havia caído no golpe e procurado o Posto de Identificação de Irati. Outro detalhe é que este setor entrega um cartão contendo todas as orientações e o endereço eletrônico correto do Instituto de Identificação do Paraná.

No caso de pessoas que já foram enganadas pelo falso serviço, a Procuradoria da Prefeitura recomenda que façam imediatamente boletim de ocorrência.