Conferência de Segurança Alimentar será dia 13

Publicado em: 05/06/2019 17:36

Conferência de Segurança Alimentar será dia 13

A Secretaria de Agricultura de Irati, em conjunto com a Emater, vai realizar no próximo dia 13, a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento contará com palestra, discussão de eixos temáticos, posse dos Conselheiros do COMSEA (2019 a 2021), e eleição dos delegados para a Conferência Regional.

A conferência vai acontecer a partir das 08h30, na Associação dos Servidores Municipais de Irati, à Rua Beija Flor, 276. As inscrições podem ser efetuadas com antecedência na Emater.

Informações pelo telefone 3132 6172.

Programação

Às 08h30, inicia o credenciamento dos participantes. Às 9h, acontece a abertura oficial e, logo em seguida a leitura do Regimento Interno.

Às 09h30, será proferida a palestra “Comida no Campo e na Cidade, o que Temos e o que Queremos”, com a professora adjunta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Islândia Bezerra. Ela também é vice-presidente Nacional da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), e coordenadora do Grupo de Pesquisa- Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Às 11h30 serão formados os Grupos de Trabalho a partir dos Eixos Temáticos. Na conferência deste ano, os eixos a serem discutidos serão “Alimentação Como Princípio de Existir, “Desafios e Possibilidades na Construção da Política Pública” e “A Geografia da Fome e o Desperdício De Alimentos”.

Entre os vários aspectos abordados dentro do evento, estão estudos embasados indicando que aproximadamente um terço do alimento comprado vai para o lixo. Além do desperdício em si, a não utilização de todo este alimento descartado, gera em torno de 4,4 bilhões de quilos de gás que agride a camada de ozônio.

Na parte da tarde, após o almoço, às 13h30, começam os debates pelos Grupos de Trabalho. Às 15h, ocorrerá a Planária Final para apresentação das pospostas. Às 16h30 haverá a Posse dos Conselheiros do COMSEA (2019 a 2021) e, às 16h45, a Eleição dos delegados para a Conferência Regional.

O evento vai encerrar às 17h.