Vacina contra febre amarela ainda tem baixo índice em Irati

 

Publicado em: 24/06/2019 16:01

Whatsapp

 

Até o final deste mês continua sendo oferecida em Irati a vacina contra a febre amarela. Contudo, controle elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que a cobertura em menores de um ano está em 85%, índice considerado baixo, sendo que deveria ser maior que 95%. A dose única deve ser aplicada aos nove meses de idade.

A vacina está sendo ministrada todos os dias na sede da Secretaria de Saúde de Irati, unidades de saúde do Rio Bonito, Vila São João, Lagoa e na Equipe Saúde da Família (ESF) do posto Ademar Vieira de Araújo.

De janeiro a maio último, o levantamento em Irati indicou um total de 1450 doses aplicadas na faixa etária recomendada. Para mais informações, o telefone do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati é 3907 3155.

Uma única dose

A vacina da Febre Amarela é indicada para a faixa etária de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias, mas o controle do Ministério da Saúde restringe-se ao acompanhamento específico dos menores de um ano.

“A vacina contra a Febre Amarela é aplicada uma dose na vida. Por isso é muito importante verificar se na carteira de vacinação da pessoa há o registro desta vacina. Quem não tem certeza se já foi vacinado, ou não possui a carteirinha, deve procurar a sua Unidade de Saúde onde recebeu as vacinas, a fim de buscar a segunda via do registro. Caso não encontre, é administrada uma nova dose. Sempre reforçamos a necessidade de as pessoas entenderem que a Carteira de Vacinação é um documento e, portanto, deve ser guardada em local seguro, e principalmente onde a pessoa lembre onde está na hora que precisar”, explica a enfermeira Denise Homiak Fernandes, da Vigilância Epidemiológica de Irati.