Conjunto Santo Antônio: Centro de Convivência e Panificadora

Publicado em: 16/07/2019 16:20

No último dia 16 aconteceu a inauguração do Centro de Convivência e Panificadora Comunitária do Conjunto Santo Antônio. O evento também compôs o calendário festivo de 112 anos de Irati, e foi realizado no próprio local que recebeu as duas instituições, localizado à Rua das Nectarinas, naquela região da cidade.

Além da inauguração destes dois novos importantes espaços para o Conjunto Santo Antônio, a Secretaria de Assistência Social também providenciou, para que durante o evento, ocorressem orientações dos serviços prestados pelos CRAS e pelo CREAS e, em parceria com o SENAC, foi oferecida maquiagem gratuita às pessoas interessadas.

Iniciativa beneficiará 300 famílias

A entrega dos novos espaços terá profundo impacto de promoção social naquela região da cidade. “O benefício desse equipamento será para toda a comunidade, atingindo em média 300 famílias com o desenvolvimento de ações, grupos e cursos de capacitação”, esclarece a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich.

“Os dois espaços irão trabalhar juntos no desenvolvimento de ações de inclusão produtiva, e de fortalecimentos de vínculos familiares e comunitários”, observa Sybyl. “O convênio que temos com a Caixa Econômica, foi firmado para aquisição dos materiais permanentes, que são os itens da panificadora industrial, no valor de R$ 65 mil”, detalha.

Prefeitura assumiu toda a reforma do prédio

O espaço que passou a acolher tanto o Centro de Convivência quanto a Panificadora Comunitária, era um imóvel que estava sem uso, e foi cedido ao Município pela Cohapar. Além da reforma que foi providenciada, também a manutenção dos ambientes passa a ser inteiramente de responsabilidade da Prefeitura.

A Prefeitura de Irati se encarregou de toda a adaptação do prédio para as duas instalações, providenciando reparos na alvenaria, nas estruturas elétrica e hidráulica, acessos, revestimento cerâmico e pintura, entre outros serviços. Também foi providenciada uma sala administrativa para atender ambos os espaços, que somam mais de R$ 115 metros quadrados.

Fazem parte das instalações, além do Centro de Convivência, com cerca de 25m², ampla cozinha equipada e mobiliada (com central de gás), despensa, sanitários, vestiário, área de circulação e varanda.