Irati recebe 5ª edição da Operação Rondon

Publicado em: 22/07/2019 16:10

A partir desta segunda-feira, dia 22, aproximadamente 110 rondonistas das instituições de ensino superior UEPG, PUCPR, UNICENTRO, UTFPR e UFPR estão presentes em alguns municípios do Paraná, iniciando a 5ª edição da Operação Rondon da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Irati é um destes municípios contemplados com a operação, que integra o Projeto Rondon, e que consiste basicamente em uma série de oficinas de capacitação. O prefeito Jorge Derbli participou do lançamento da Operação Rondon 2019, no último dia 17, promovido pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da UEPG, no Campus de Uvaranas.

Pela UEPG, a Operação Rondon 2019 atuará em quatro municípios dos Campos Gerais: Imbaú, Irati, Prudentópolis e Fernandes Pinheiro. No município de Irati a UEPG será parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Em Imbaú, a UEPG atuará em parceria com a Unicentro, especialmente com alunos do Campus Irati. Em Prudentópolis a parceria acontecerá com a UFPR e, em Fernandes Pinheiro, a parceria será com a PUC-PR.

A previsão é de que, nestes quatro municípios, a Operação Rondon 2019 atenda cerca de 10 a 12 mil pessoas. Pelo lema dos rondonistas, trata-se de “uma semana de ajustes e concentração para mais uma grande aventura e aprendizagem”.

A Operação Rondon surgiu através do Projeto Rondon Nacional, coordenado pelo Ministério da Defesa e tem o papel de inserir os acadêmicos destas universidades numa atuação regional, para que possam conhecer a realidade das cidades, suas carências e necessidades, e possam refletir sobre sua área de atuação.

Programação Operação Rondon em Irati

Segunda (22), 10h – apresentação e explanação da sistemática da Operação Rondon ao Município, em suas linhas gerais, e especificamente os conteúdos que serão trabalhados aqui.

Às 14h, quatro oficinas distintas acontecem na comunidade rural de Arroio Grande. Oficina 13: “Captação da Água da Chuva”, em Arroio Grande; oficina 09: “Adubação Orgânica e Utilização Saudável e Sustentável do Solo”; oficina 15: “Purificação da Àgua e Saúde da População”; e oficina 50: “Direito da Mulher e a Sociedade”.

Terça (23), 09h - oficina 42: “Adolescência - gravidez, drogas e doenças”, na UBS da Vila São João; e oficina 33: “Os Programas do Governo Federal e Estadual e o Município”, na Prefeitura.

14h - oficina 04: “Cooperativismo e Associativismo”, no Centro de Convivência Santo Antônio, Bairro Lagoa.

Quarta (24), 09h - oficina 44: “Higiene Bucal - A Prevenção é a Solução”, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon.

14h - oficina 18: “Música e Cultura – As Diferentes Manifestações Musicais Brasileiras”, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon; oficina 27: “Colorindo o Meio Ambiente”, no Parque Aquático, Bairro Rio Bonito; oficina 28: “Biblioteca – O espaço da Imaginação e os Valores no Mundo das Crianças”, na Biblioteca Pública Municipal.

16h30 - oficina 20: “Cine Rondon - Cinema na Praça” voltado aos adolescentes, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon.

19h - oficina 20: “Cine Rondon - Cinema na Praça” abordando vínculos familiares, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon.

Quinta (25), 09h - oficina 08: “Cultura e Renda: Guia de Turismo”, em Pinho de Baixo; e oficina 09: “Adubação Orgânica e Utilização Saudável e Sustentável do Solo”, em Pinho de Baixo.

14h - oficina 13: “Captação de Água da Chuva”, em Pinho de Baixo; oficina 15: “Purificação da Água e Saúde da População”, em Pinho de Baixo.

Sexta (26), 09h - oficina 31: “Audiência Pública e Comunidade Política”, na Prefeitura.

Sábado (27), 10h: oficina “Homem de Ferro – A Saúde do Homem em Foco”, Bairro Rio Bonito.

14h – oficina “Cultura Indígena”, no acampamento dos indígenas na obra do teatro.

Domingo (28), pela manhã estão previstas interações com a população e, à tarde, a agenda dos rondonistas será livre.