Agricultura entrega 2.000 mudas frutíferas

Publicado em: 23/07/2019 16:40

No último dia 23, a Secretaria de Agricultura de Irati fez a entrega de mudas frutíferas de pessegueiro e ameixeira para produtores que cadastraram seus pedidos na sede. Entre fruticultores, técnicos e autoridades, aproximadamente 20 pessoas se reuniram na propriedade da família de Davi Wnuk, na região do Distrito de Guamirim, local onde ocorreu a cerimônia.

O evento, integrante do calendário de 112 anos de Irati, foi uma entrega simbólica que representa o repasse, no total, de 2.000 mudas de pessegueiro e ameixeira, só nesta etapa do programa. Desde o início da atual gestão já foram repassadas 4.000 mudas destas frutíferas a produtores iratienses, e a meta é chegar até 8.000 no ano que vem.

Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati e encarregado pela assistência técnica local em fruticultura, Antônio Sidnei Martins, essa estimativa está fundamentada pelo recebimento, na última semana, dos porta-enxertos para mais 4.000 mil mudas.

R$ 20 mil entre produção e compra

Nesta fase do repasse de mudas aos fruticultores iratienses, metade delas foram produzidas no Viveiro da Agrovila, mantido pela Secretaria de Agricultura de Irati. O restante foi adquirido pela Prefeitura, da empresa Frutiplan Mudas Ltda, de Pelotas (RS).

Com isso, 22 fruticultores estão sendo beneficiados com a distribuição gratuita das mudas feita pela Prefeitura, que investiu aproximadamente R$ 20 mil, entre produção própria, e aquisição de mudas e porta-enxertos. Em anos anteriores, eram os próprios fruticultores que as adquiriam, o que representava um custo adicional à atividade.

O prefeito Jorge Derbli, na ocasião, valorizou a atividade da fruticultura em Irati, e enalteceu o trabalho da Secretaria de Agricultura de Irati em dar assessoria a este segmento produtor. Entretanto, o seu foco principal foi o fruticultor: “o Município precisa apoiar este setor que ajuda a dar renda para o produtor. Quando se fala em diversificação da propriedade, o pêssego acaba aparecendo num momento importante na vida dos produtores, que é o final do ano. A sua comercialização, dentro ou fora da Festa do Pêssego, representa recurso adicional financeiro para o período de festas de dezembro, a programação de férias, ou mesmo o planejamento de aquisição de bens e maquinário”.

Irati conta com 30 produtores de pêssego, além de outros três fruticultores que se interessaram pela cultura e, a partir deste ano, passaram a fazer parte do rol de cultivo. Tanto a produção de pêssego do município como a Festa do Pêssego, que ocorre sempre no primeiro final de semana de dezembro, são referências para o Paraná.

No momento, os pomares estão saindo do período de dormência e, na primeira semana de agosto, já começa a florada. Este ano, a Festa do Pêssego está programada para 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.

Da cerimônia deste dia 23, além do prefeito Jorge Derbli, engenheiro agrônomo Martins e fruticultores, participaram o secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, o secretário de Cultura e fruticultor, Alfredo van Der Neut, o presidente da Câmara, Valdenei Cabral, e o técnico ambiental, Alessandro Tribeck.