CMEI Professor José Maria Orreda é inaugurado

Publicado em: 25/07/2019 15:12

Irati ganhou no último dia 25 um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O evento de inauguração do CMEI José Maria Orreda, que marca o calendário festivo de 112 anos do Município, aconteceu às 9h, na Rua Rodolfo Yurk, no Conjunto Residencial Joaquim Zarpellon, e contou com a presença de grande público, entre população dos bairros próximos, autoridades, funcionários que trabalharão no local e familiares do homenageado.

O novo CMEI tem capacidade para acolher 200 crianças em período integral sendo que, até o momento, já foram matriculadas 100. O espaço, que está totalmente concluído, passa a atender já o atual ano letivo e começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 29.

Para garantir o atendimento na nova creche, a Secretaria de Educação de Irati contratou 15 colaboradores, em Processo Seletivo Simplificado (PSS). O CMEI terá como coordenadoras as professoras Bruna Bhuler Gomes e Marilis Konopka, e contará com três professoras concursadas, 10 professores contratadas, uma merendeira e quatro serviços gerais.

O CMEI José Maria Orrreda irá atender a demanda de bairros como Vila São João, Engenheiro Gutierrez, e o próprio Loteamento Joaquim Zarpellon, entre outros.

Segundo a secretária de Educação de Irati, Rita de Almeida, esta unidade vem auxiliar “a lista de espera de 401 crianças que, durante o ano, estarão sendo remanejadas, a fim de adaptar a demanda aos CMEIs e vagas existentes”.

Mais de R$ 2 milhões

O maior CMEI de Irati representa um investimento da ordem de R$ 2.170.752,22, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com área de 1.318 m², a edificação conta com os espaços das creches 1, 2 e 3 e Pré-Escola, além de outros ambientes como sanitários infantis e dos professores, vestiários dos funcionários, salas de direção, secretaria, sala dos professores, almoxarifado, lactário, copa, cozinha, despensa, rouparia, lavanderia, depósito e playground, entre outros.

A edificação integra o Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa Proinfância, com área construída de 1.317,99 m², e área de ocupação de 1.514,30 m², sobre um terreno de 2.400,00 m² (40x60m).

Estas escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.

Esta é a terceira obra concluída pela atual administração naquela região da cidade. Antes disso, foram entregues à comunidade, durante os festejos do aniversário de Irati no ano passado, as instalações da nova Unidade Básica de Saúde e o complexo multiuso Praça Ceu das Artes.

Emoção e homenagem

A solenidade de inauguração do CMEI José Maria Orreda foi momento de muita emoção por parte de todos, principalmente da secretária de Educação que relatou os obstáculos transpostos para concretizar a obra. Mas também houveram outras manifestações comovidas, como a do vereador Helio de Mello, autor da proposta para nominar o espaço, e do professor Eder Alberto Beal, que falou em nome da comunidade, e agradeceu às recentes benfeitorias que os bairros da região conquistaram na atual gestão.

O prefeito Jorge Derbli descreveu a ocasião: “é uma satisfação muito grande poder prestar esta pequena homenagem ao Professor José Maria Orreda, pelo tanto que ele fez pelo Município e por sua história, da qual ele participou ativamente. Uma pessoa que amava a educação, as artes, o esporte, a sua gente, e sabia escrever com propriedade sobre tudo isso de Irati, deixando um enorme legado”.

Fabiana Orreda, filha do homenageado, falou pelos familiares: “com toda a simplicidade, nossa família está recebendo esta homenagem, mas entendendo que este momento não é apenas olhar o passado, de todas as obras, de todo o afeto, de todo o amor verdadeiro que José Maria Orreda impregnou no coração de seus alunos, seus amigos de longa data. Mas este momento do nome desta escola das crianças tão pequenas, é do futuro. É do que pode vir de renovação, de alegria que é geradora do amor. Nos colocamos numa posição de muita gratidão, pelo trabalho futuro que possa acontecer aqui, e também pelos nossos antepassados que construíram o caminho que nos levou a este momento”.

Sobre o impacto do recente benefício à comunidade, Derbli foi otimista. “Vila São João, Joaquim Zarpellon, Santa Mônica, Vila Raquel, e toda região ganham este presente excepcional, com padrão de qualidade altíssimo, e que vem auxiliar no atendimento a um problema de longos anos, que é a questão das vagas em creches. Com os ajustes em outras creches e com a capacidade deste espaço, praticamente conseguiremos zerar esta dificuldade, deixando as crianças em local seguro e confortável, permitindo que suas mães possam trabalhar com tranquilidade”.