Microbacia Arroio Grande é lançada

Publicado em: 30/07/2019 10:54

No último dia 29, aconteceu o lançamento do programa da Microbacia Arroio Grande, uma parceria da Prefeitura, SEAB e Emater local e regional, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O programa, que aconteceu no pavilhão da igreja da localidade, visa proteger os recursos naturais da região, principalmente solo e água, com adoção de práticas conservacionistas e sustentáveis de manejo. Arroio Grande possui aproximadamente 40 famílias de agricultores familiares, cuja renda provém do cultivo de tabaco, feijão, milho e soja, além de produção orgânica de olericultura. Em razão das atividades agrícolas intensivas, problemas de erosão do solo acabam sendo constatados.

Há também outras dificuldades a serem contornadas, como assoreamento de fontes, degradação de áreas de proteção permanente (APP), e ausência de saneamento doméstico adequado, o que acaba comprometendo o solo, lençóis freáticos e mananciais.

Acompanharam a entrega de materiais e explanação dos objetivos do programa, o prefeito Jorge Derbli e secretários municipais, o presidente da Câmara, Valdenei Cabral e os vereadores Soldado Elias e Alberto Schereda, representantes da SEAB e Emater e integrantes das famílias e associação de produtores da localidade.

Aproximadamente R$ 210 mil em uma única comunidade

É no combate a estes e outros problemas, que o programa Microbacia Arroio Grande atua, com recursos de aproximadamente de R$ 210 mil, contando a contrapartida de R$ 10 mil do Município.

Algumas das metas são o terraceamento, com contratação de 39 horas/máquina com trator de pneu para cobrir 30 hectares, atendendo oito famílias, aquisição de materiais para proteção de APPs, aquisição de frete de 370 mil quilos de calcário para beneficiar 37 famílias, e fornecimento de materiais para construção de sistemas de tratamento de esgoto por zona de raízes, para saneamento doméstico, beneficiando 14 famílias.

Também estão previstos no presente repasse de recursos em definitivo, aquisição de materiais para proteção de 11 fontes no sistema solo/cimento, aquisição de materiais para captação de água da chuva (22 caixas de 5.000 litros e sete de 1.000 litros e outros materiais), materiais para instalação de um abastecedouro comunitário que irá atender 29 famílias, e aquisição e frete de 23 mil quilos de fosfato natural beneficiando outras 23 famílias.

Para o desenvolvimento destas oito metas, os recursos do BID já estão disponíveis, e as ações devem ser cumpridas até o próximo mês de novembro.

Êxito de microbacia anterior validou novo crédito para Irati

A liberação deste crédito de R$ 210 mil para a microbacia Arroio Grande foi validada de forma rápida, graças a uma outra ação semelhante realizada pela mesma parceira, envolvendo as localidades de Mato Queimado Volta Grande e Campina de Gonçalves Junior, no ano passado. O total de recursos para o programa nas três localidades foi de R$ 370 mil.

A Microbacia Três Rios, como foi chamada, estabeleceu um novo patamar neste tipo de atendimento, cumprindo além das oito metas estabelecidas pelo programa, outras quatro não previstas no contrato, o que gerou satisfação entre os órgãos envolvidos.

Quando a fiscalização do BID veio a Irati para avaliar o resultado da implantação das metas, a excelência dos trabalhos executados e o saldo a mais em ações realizadas, fez com que o banco a considerasse na época, a melhor microbacia do Paraná. Isso fez com que imediatamente se abrisse crédito para um novo programa nos mesmos moldes, que é este de Arroio Grande.