Posto de identificação alerta sobre sites que lesam o cidadão

Publicado em: 28/08/2019 16:39 | Fonte/Agência: SECOM - Prefeitura Municipal de Irati

Posto de Identificação

Posto de identificação alerta sobre sites que lesam o cidadão

O Posto de Identificação de Irati alerta a todos os iratienses que os sites falsos que prometem o agendamento da 1ª ou 2ª via da Carteira de Identidade continuam causando confusão e prejuízos ao cidadão.

Leandro Pereira, responsável pela unidade de Irati, relata que com muita frequência o setor é procurado por pessoas que acessaram páginas que prometem o agendamento, mediante o recolhimento de taxas de diferentes valores. Ao acessar um destes sites, por exemplo, na intenção de agendar emissão de 1ª ou 2ª via de documento de identidade, é gerado um boleto no valor de R$ 24,70 tendo como beneficiário o MercadoPago.com Representações Ltda. Ao procurar o Instituto de Identificação na data agendada pelo documento, as pessoas descobrem que foram vítimas de um golpe, e que não existe nenhum atendimento programado. Isso já vem acontecendo há algum tempo no Paraná e, apesar de todas as medidas tomadas contra os golpistas, outras páginas acabam aparecendo para se aproveitar da boa-fé das pessoas, que perdem dinheiro e tempo, e não obtém o documento por este meio.

Algumas vítimas já ouvidas pela Polícia Civil do Paraná não souberam descrever exatamente o link acessado, mas alegam que chegaram ao endereço eletrônico falso por meio de pesquisas no Google, utilizando-se de termos como: “segunda via de RG” e “agendamento para emitir documento”.

Qualquer agendamento para emissão de documentos deve ser realizado diretamente no site do Instituto de Identificação (www.ii.pr.gov.br). Além disso, o valor das guias pelo site oficial é de R$ 35,55 (emissão de 2ª via) e R$ 30,47 (emissão de 2ª via rápida).

A polícia ainda destaca que a guia é emitida em nome do Estado do Paraná e os valores são destinados ao Fundo para Reequipamento Policial (Funrespol). Todas estas informações constam na própria guia e podem ser conferidas pelos usuários.

O Posto de Identificação de Irati pede para que as pessoas fiquem atentas para não serem lesadas pela fraude. Qualquer dúvida as pessoas podem ligar para o telefone 3907 3043.