2ª Conferência de Políticas Públicas sobre Drogas será dia 01/10

 

Publicado em: 09/09/2019 15:04

Whatsapp

 

Vai acontecer no dia 1º de outubro a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Irati. Esta etapa municipal de discussão de ações de enfrentamento às drogas

foi convocada pelo Poder Executivo, através do decreto nº 436/2019, e será realizada nas dependências da Associação dos Servidores Públicos de Irati, das 08h30 às 16h30.

O tema central desta conferência será “NOVOS DESAFIOS DE UMA QUESTÃO ANTIGA: DROGAS E SUAS IMPLICAÇÕES”, e tem por objetivos reafirmar e ampliar o compromisso do município de Irati e da sociedade brasileira com as políticas de prevenção às drogas. O evento visa ainda ampliar a participação social e controle social de todos os interessados, levantar propostas para execução e criação de programas e serviços públicos voltados a prevenção e enfrentamento, e deliberar propostas que nortearão o Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.

Todos os munícipes que participarem, enquanto delegados, da Conferência terão direito à voz e a voto, desde que seja pessoa física, maior de dezoito anos e capaz civilmente.

As inscrições serão realizadas através do link: https://forms.gle/Jy6UDcv36ip58WPk9 , que está disponível no Face e na Página Oficial da Prefeitura, até a data do evento.

Mais informações pelos telefones 3907 3146, no setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Irati, ou 3907 3151 na Casa dos Conselhos. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] .

Tratamento, reinserção e prevenção serão temas

A 2ª Conferência terá a seguinte estrutura: credenciamento, abertura oficial, plenária de apreciação e votação do regimento interno da conferência, palestra magna, mesa redonda por eixo temático e apresentação, grupos de trabalho, plenária final, votação e encerramento.

O tema central será dividido em quatro eixos: do tratamento e reinserção social, a intersetorialidade e articulação como prática do trabalho em rede para prevenção no uso das drogas, implantação de uma política municipal de combate ao uso de drogas e redução de danos: alternativa para o tratamento.

O evento será realizado sob a coordenação da Comissão Organizadora instituída no artigo 2º do Decreto Municipal nº 436/2019, no dia 01 de outubro de 2019.

Foram designados para a comissão organizadora os seguintes integrantes: Aldenir Selbmann (OAB); Leonel Leandro da Silva (Observatório Social); Carla do Rocio Mosele (APMF); Josué Pepe Martins (instituição religiosa); Cristiane Santos de Paula (Secretaria de Saúde); Kátia Osinski Ferreira (grêmio estudantil); Nelson Susko (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - Unicentro); Paulo César Strujak e Jean Gabriel Turco Castro (Centro de Atenção Psicossocial - CAPS); Ana Roseli Valenga e Maria Inês Gomes (Núcleo Regional de Educação - NRE); Teresa Cristina Magnabosco de Oliveira (Secretaria de Educação) e Allys Guerra de Farias (4ª Regional de Saúde), Maria Helena Orreda (Conselho da Comunidade) e Márcia Aparecida Rosdaibida (Comunidade Bethânia).

Participe já da Pré-Conferência

Todos podem, desde já, participar da Pré-Conferência de Políticas Contra Drogas de Irati. Basta responder à pesquisa social e de opinião sobre uso de drogas do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.

Para responder esta pesquisa é muito simples. Acesse o endereço:  https://forms.gle/C6QyXdMsQihUu6266 , que está disponível no Face e no Portal Oficial da Prefeitura, e responda com sinceridade todas as questões que estão na página. Não é necessário se identificar.

Esses dados irão compor um estudo referente à temática, sendo compilados na 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Irati, durante toda a programação do próximo dia 1º.

Programação da Conferência

08h30 às 09h – Credenciamento.

09h01 às 09h30 - Abertura oficial.

09h31 às 10h - Leitura e aprovação do regimento interno.

10h01 às 11h30 - Palestra Magna com Camila Silva Eidam de Lima, psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Psicóloga do CAPS II - Ponta Grossa.

11h31 às 12h – Discussão.

12h01 às 13h – Intervalo para almoço.

13h01 às 14h - Palestra com Dra. Simone Sanson e Silva, especialista em Psicologia Jurídica - NUCRIA/Ponta Grossa..

14h01 às 15h - Grupos de trabalho e elaboração das propostas.

15h01 às 16h - Plenária Final: aprovação de propostas e moções.

16h01 às 16h30 - Escolha dos membros da sociedade civil para compor o conselho municipal de políticas públicas sobre drogas.

INSCRIÇÕES AQUI

PRÉ-CONFERÊNCIA AQUI