Publicado em: 20/09/2019 14:06 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Lançado do projeto no Salão Nobre da Prefeitura

Projeto “Asfalto Novo” é lançado em Irati

Trata-se do maior projeto de pavimentação da história do município

Foi realizada na manhã terça-feira (17/09), no Salão Nobre da Prefeitura, uma Coletiva de Imprensa sobre o projeto “Asfalto Novo”, que deverá contemplar mais de setenta ruas do perímetro urbano de Irati e interior do Município, podendo este ser considerado o maior projeto de pavimentação urbana e rural da história do município, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.

Na oportunidade, foi assinada a ordem de serviço com a empresa TCE Engenharia para formalizar o andamento das frentes de trabalho, algumas já em execução. Ao todo, são 286.833 metros quadrados de asfalto novo.

O conjunto de lotes de pavimentação engloba recursos municipais da ordem de R$ 11.540.548,93, dos quais R$ 10 milhões são provenientes do financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), produto lançado pela Caixa Econômica Federal para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte, logística e energia. Estes recursos obtidos por meio do Finisa têm carência de até 24 meses e amortização de até 96 meses.

Pelo projeto, serão realizados mais de 100.000 metros quadrados de recape, 22.909,75 metros de novas pavimentações e, inclusive, previstas revitalizações de áreas centrais.

No interior, estão contemplados neste projeto a pavimentação no Pinho de Baixo, dentro de Colônia Gonçalves Junior, no Cerro da Ponte Alta, no Rio do Couro, entre outras comunidades.

Receberão recapes ruas dos bairros Canisianas, Colina Nossa Senhora das Graças, Centro, Alto da Glória, DER, Rio Bonito, Jardim Califórnia, Jardim Aeroporto, Vila São João e Stroparo. Novas pavimentações deverão ser executadas em ruas dos bairros Jardim Virgínia, Jardim Aeroporto, Vila São João e DER. No centro da cidade, a Rua Sete de Setembro ganhará revitalização em toda sua extensão.

Além das regiões da cidade contempladas com recapes pelo Finisa, outras obras de pavimentação e recapeamento também estão programadas, ou até mesmo já concluídas, através de diferentes convênios e programas de melhorias, a maioria com expressiva contrapartida financeira municipal. É o caso, por exemplo, pavimentação da Rua Augusto Anciutti Sobrinho, na Vila Matilde, em Irati, que dá acesso ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), e ruas do Bairro Camacuã, já finalizadas.

O critério para definir as ruas beneficiadas pelo projeto “Asfalto Novo”, além da análise preliminar feita pela Prefeitura, foram as indicações feitas pelos vereadores da Câmara Municipal de Irati. A explanação da coletiva foi conduzida pelo secretário de Planejamento e Coordenação, João Antônio de Almeida Junior, que deixou seu agradecimento “a 90% da Câmara, que aprovou o presente projeto”. A empresa vencedora da licitação, deverá gerar cerca de 300 empregos com as obras, entre diretos e indiretos.

Além do prefeito Jorge Derbli e das autoridades já citadas, acompanharam a apresentação do projeto secretários municipais, o presidente da Câmara Nei Cabral e os vereadores Soldado Elias e José Bodnar, bem os engenheiros da TCE, Eliel Linhares e Leonardo Ferreira, além de representantes de órgãos de imprensa da região.