Secretaria de Saúde realiza o evento “Cuidando de quem cuida”

 

Publicado em: 24/09/2019 10:19 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Whatsapp

 

Secretaria de Saúde realiza o evento “Cuidando de quem cuida”

Evento aconteceu na UPA da Vila São João.

Secretaria de Saúde realiza o evento “Cuidando de quem cuida”

Na tarde desta segunda-feira (23/09), foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati, na UPA da Vila São João, o evento "Cuidando de quem cuida", destinado aos profissionais que trabalham na área de Saúde Mental em Irati. A ação faz parte do “Setembro Amarelo”, mês alusivo à prevenção contra o suicídio. Na ocasião, foi realizada uma palestra com o mestre e doutor em Educação, Maurício Wisniewski, que é especialista em Neuropsicologia e Terapeuta EMDR.

De acordo com a secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, "esta iniciativa foi tomada pela administração como uma medida para dar atenção aos profissionais que cuidam da nossa população. Estes trabalhadores também podem ficar doentes e precisam de cuidados, como qualquer pessoa. O alto número de participantes demonstra que eles estão preocupados com o tema da Saúde Mental, e nós, enquanto gestores, da mesma foram, temos esta preocupação em relação aos nossos servidores", citou Jussara.

Segundo o enfermeiro Leandro Ditzel, atualmente responsável pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Irati, a iniciativa tem bastante relevância. "Nós, que trabalhamos na área da Saúde Pública, estamos sempre focados no atendimento à população e, na correria, acabamos deixando de cuidar de nós mesmos e das questões pessoais da nossa vida, como as relacionadas à nossa família, por exemplo. Este evento foi um momento em que estes profissionais puderam sair um pouco da rotina, do dia-a-dia, e pensar também na sua saúde mental. Além disso, pudemos conhecer com mais aprofundamento as questões relacionadas à prevenção ao suicídio, dando mais subsídios para que os nossos servidores possam identificar e trabalhar de forma mais adequada com eventuais casos de ideação suicida", explicou Ditzel.

A psicóloga Juliana Godoi Cosmos, servidora lotada na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati, destaca a importância de se tratar questões relacionadas ao bem-estar dos funcionários. "Pensando na prevenção, focamos o evento na qualidade de vida destas pessoas, o que inclui trabalho, família, lazer, entre outros temas. Entendemos que, para prestar um bom atendimento e um bom serviço à comunidade, o profissional também precisa estar se sentindo bem", pontuou Juliana.