Publicado em: 27/09/2019 12:02 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Secretários participam de apresentação da LOA 2020

Público considerável prestigiou a apresentação.

Secretários participam de apresentação da LOA 2020

Na noite da última quinta-feira (26/09), foi realizada na sede da Câmara Municipal de Irati - PR a  Audiência Pública para apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2020. Além da prestação de informações referentes às finanças e ao orçamento, realizada pela Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Irati, a novidade para este ano foi que houve apresentações dos serviços prestados pelas secretarias de: Educação; Assistência Social; Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar; Saúde; Viação e Serviços Rurais e; Planejamento e Coordenação, a qual também prestou informações sobre a pasta de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, além de Obras e Serviços Urbanos. O evento foi acompanhado por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), tanto do Campus Irati quanto do Campus Prudentópolis.

Segundo o secretário municipal Juarez Miguel da Silva, responsável pela pasta da Fazenda, a Lei Orçamentária Anual é uma das peças mais importantes das finanças do município. "A LOA é aquela que determina o que nós vamos arrecadar e no que vamos gastar. É a ferramenta que permite a execução dos serviços, pois é com base nela que todas as secretarias vão desenvolver os seus trabalhos. Dessa forma, uma LOA bem elaborada, que esteja de acordo com a realidade e com as expectativas de Irati, tende a resultar em uma gestão pública bem feita", opinou.

Juarez também acrescentou que a apresentação é muito importante para incentivar a participação popular na gestão pública. "Quanto mais as pessoas participam, mais os envolvidos no planejamento têm a obrigação de fazer melhor. A gente fica muito feliz de ter visto a casa cheia e convida para que nas próximas audiências este povo continue comparecendo e nos ajudando a fazer uma Irati cada vez melhor", concluiu o secretário.

A sessão da apresentação foi conduzida pelo vereador Rogério Luís Kuhn, presidente da Comissão de Finanças, Tributos e Orçamento da Câmara, acompanhado do relator desta comissão, vereador Alberto Schereda, os quais teceram elogios ao secretário municipal Juarez Miguel da Silva pela iniciativa de apresentar, junto às informações exigidas pela Legislação referentes à pasta da Fazenda, uma demonstração das demais secretarias a respeito de como o orçamento é utilizado por cada pasta, em atendimento à população. Além dos representantes citados, também esteve presente na ocasião o vereador Edson Luis Elias.