Irati terá uma vaga para Coordenador Censitário no IBGE

Publicado em: 07/10/2019 17:09

A Agência do IBGE em Irati terá uma vaga para o cargo de Coordenador Censitário Subárea (CCS). Trata-se de cargo temporário para trabalhar no Censo Demográfico 2020.

O salário é de R$ 3.100,00, mais benefícios, como auxílio alimentação e transporte, com 13º e férias proporcionais.

O valor da inscrição é de R$58 e as inscrições vão até o próximo dia 15. Exige-se nível médio completo de escolaridade e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao menos a categoria B.

Informações mais detalhadas no edital https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019 .

O telefone da Agência do IBGE em Irati é 3422 2013. O endereço é Rua Doutor Correia, 781.

O que faz um Coordenador Censitário Subárea

Um Coordenador Censitário Subárea deve responder por questões técnicas, administrativas e operacionais, conforme orientações institucionais e de seu superior do quadro de pessoal efetivo do IBGE.

Precisa acompanhar os trabalhos das equipes das coordenações nacionais e estaduais de supervisão e implementar as orientações recebidas e observar rigorosamente as normas administrativas, as orientações técnicas e os prazos estabelecidos do censo.

Tem ainda a responsabilidade de organizar e definir as áreas de atuação do Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, observando as recomendações e critérios estabelecidos e identificar a necessidade de treinamento e atualização profissional das pessoas em sua área de atuação, entre outras incumbências.

Censo Demográfico 2020

Conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do País.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Retratar o Brasil que entrará na próxima década é um desafio para o IBGE. Entre as questões que serão respondidas pelo Censo estão: qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população?

Números do Censo Demográfico 2020

O Censo Demográfico 2020 será a maior operação de recenseamento já organizada no País. Algumas informações que dão a dimensão real do tamanho e complexidade da tarefa de realização do Censo 2020 são as seguintes:

Mais de 211 milhões de habitantes, aproximadamente 71 milhões de endereços a serem visitados, em 5.570 municípios.

Previsão de mais de 230 mil pessoas contratadas, temporariamente, para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados.

Serão 27 Unidades Estaduais, 560 Agências do IBGE, 6.100 Postos de Coleta Municipais e 1.450 Coordenações Regionais.

Serão utilizados 5.570 mapas municipais, 30.000 mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho.

A operação será totalmente informatizada, com a utilização de formulários na WEB e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho.

Resultados preliminares serão apresentados a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020.

Resultados finais e análises sairão a partir do segundo semestre de 2021, até o início de 2023.