Assistência Social de Irati lança 1º volume dos Cadernos Sobre Envelhecimento

 

Publicado em: 21/10/2019 11:46

Whatsapp

 

O Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati apresenta o primeiro livro com artigos que tratam da velhice e processo de envelhecimento. O material tem como compromisso provocar reflexões teóricas e atualizadas, que atravessam diversos campos de saber, tornando-o um material que possa contribuir com as realidades regionais que apresentam complexidades e análises diferenciadas.

O livro tem como proposta debater de forma interdisciplinar o desenvolvimento do mundo científico, publicando relatos de experiências, resultados de pesquisas primárias e secundárias, que são afeitas à área de conhecimento.

O livro está composto de dez artigos abordando temáticas da assistência social, das facetas da velhice, de mobilidade, longevidade, da violência orientada às construções de gênero na velhice, das transições demográficas e epidemiológicas do envelhecimento e de reflexões sobre a velhice fragilizada pela afasia ou demência.

O livro é subdividido em dois momentos: artigos com olhares conceituais sobre envelhecimento, que atravessam diversas literaturas das Ciências Humanas, Sociais, da Saúde e relatos de experiências que contribuem de forma relevante para a área estudada, de modo, contextualizado, com objetividade e considerações teóricas.

Na primeira parte da obra há trabalhos que apresentam propostas micropolíticas na área da velhice e do processo de envelhecimento que perpassam diversos saberes e provocam interferências nas relações macro de estrutura social. Na segunda parte são relatos de experiências que aproximam a esfera das políticas sociais do universo acadêmico e como o registro e publicação dessas práticas corroboram com o universo científico.

São organizadores deste trabalho Denis Cezar Musial, Fernanda Rocha Reda e Juliana Ferreira Marcolino Galli.

O livro, publicado pela Editora Uniedusul, já está disponível para download no formato PDF no link:

https://uniedusul.com.br/publicacao/cadernos-sobre-envelhecimento-volume-i/