Centro da Juventude Nagib Harmuch é inaugurado em Irati

 

Publicado em: 08/11/2019 17:19 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Whatsapp

 

Centro da Juventude Nagib Harmuch é inaugurado em Irati

Na manhã de quinta-feira (07/11), foi realizada a inauguração do Centro da Juventude Nagib Harmuch, de Irati. Dessa forma, a Prefeitura de Irati soluciona no município uma demanda histórica, que passou por três gestões administrativas diferentes. Trata-se de uma obra iniciada ainda em 2011, com um custo inicial de R$ 2.104.127,33, e que teve seu andamento interrompido durante muitos anos, gerando a necessidade de aditivos no contrato, que a fizeram chegar ao valor final de R$ 3.446.122,98.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, citou que a conquista do Centro da Juventude só foi possível graças à movimentação de muitas pessoas, que batalharam pelo recurso para dar início à execução do projeto. "Quando a obra estava com aproximadamente 80% de conclusão, infelizmente, durante cinco anos, ela ficou parada. Vândalos chegaram a colocar fogo, quebraram os vidros, picharam as paredes. Enfim, isso aqui estava em um verdadeiro abandono, e nós não poderíamos deixar desta maneira, pois um de nossos compromissos foi a conclusão desta obra", lembrou o prefeito, citando que foi com apoio do deputado estadual Artagão Júnior e da então secretária da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa, que a obra foi retomada, com aditivos vindos de recursos do Estado e com ampla contrapartida do município, inclusive posteriormente ainda um recurso a mais para solucionar um problema de impermeabilização da piscina. "Hoje, é com grande satisfação que estamos entregando esta obra, graças à dedicação e ao esforço de muitas pessoas", citou, ressaltando o grande apoio que o município e a região estão tendo do Governo do Estado na gestão do governador Ratinho Junior: "Irati e os demais municípios estão tendo do Estado o respeito que merecem", opinou Derbli.

O deputado federal eleito Ney Leprevost, que atualmente responde pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (SEJUF PR), fez um elogio a Irati. "Na hora que cheguei aqui, comentava com minha equipe sobre como está bonita esta cidade. Como está arborizada, como as ruas estão bem asfaltadas, como as praças estão organizadas: dá gosto de vir para um lugar que está assim, nessas condições", declarou, afirmando que está no Governo do Estado do Paraná para servir, e para ser parceiro do desenvolvimento nos municípios. Sobre o Centro da Juventude especificamente, Ney Leprevost, que esteve representando na ocasião o governador Ratinho Junior, argumentou que se trata de uma conquista importante para manter os jovens distantes das drogas, do crime e de outros problemas. "O jovem que pratica esportes, que faz um contraturno escolar, que participa de uma atividade cultural e artística, fica menos exposto aos riscos que a rua apresenta. Dessa forma, este local servirá para semearmos campeões para o futuro. Não necessariamente campeões olímpicos ou em uma certa atividade profissional, e sim campeões da vida, que possam chegar aos 60, 70 anos de idade, de cabeça erguida", ponderou Leprevost.

O deputado estadual Artagão Júnior, que esteve participando da inauguração, declarou ter um forte vínculo com a região, pelo fato de seu pai ter nascido em Inácio Martins e estudado desde pequeno em Irati. Para ele, "o Centro da Juventude é uma obra fantástica, não só do ponto de vista do valor de investimento, mas também pelo aspecto social, pois aqui teremos atividades culturais e esportivas, que trarão muitos resultados positivos no contraturno, na complementação da formação do aprendizado, e da manutenção das nossas crianças e dos nossos adolescentes longe daquilo que não presta", opinou.

Durante a inauguração, foi lido um breve histórico do saudoso Nagib Harmuch, fundador da Rádio Najuá e homenageado com a denominação do Centro da Juventude. A filha de Nagib, Jussara Harmuch, foi convidada para a composição da mesa de autoridades, e também para tecer algumas palavras. "Meu pai deu muito de si, em seu tempo. Ele gostava muito de estar no meio das pessoas. Era o que mais ele gostava de fazer. Através do trabalho dele no rádio, abriu um canal para que as outras tivessem a oportunidade de fazer o mesmo: 'a voz do povão'. Aos poucos, mesmo sem ele saber tecnicamente sobre estratégia de negócios, essa foi virando a filosofia da empresa", contou Jussara, em uma belíssima fala sobre a comunicação, destacando o entendimento de que "em especial, rádio é aconchego, é acolhimento". Também foi trazida à cerimônia uma frase tradicional de Nagib Harmuch: "O homem bem informado tem maiores possibilidades". Jussara ainda demonstrou interesse em agir voluntariamente dentro da estrutura de rádio comunitária existente no Centro da Juventude.

A secretária municipal Sybil Dietrich, responsável pela pasta da Assistência Social da Prefeitura de Irati, exaltou o trabalho de sua equipe e afirmou que “o Centro da Juventude não é só uma obra grandiosa, com espaço amplo multifuncional e interdisciplinar. É um grande instrumento de transformação social, de maiores possibilidades na garantia de um futuro melhor para nossos jovens. Trata-se ainda de um dispositivo social que, através da arte, do esporte e da cultura, contribui na formação de jovens críticos, criativos, seguros e, assim, constrói cidadãos", citou Sybil, acrescentando: "é preciso parabenizar o prefeito Jorge Derbli pela sua determinação, não só em concluir esta obra cheia de entraves, mas por acreditar na importância social deste espaço e investir em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento psicossocial da nossa população jovem. Expresso minha gratidão por fazer parte deste momento e desta equipe que marca positivamente a história da nossa Irati", concluiu.

Para o engenheiro Adriano Batista, responsável pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati, o Centro da Juventude foi um grande desafio. "Inicialmente, uma obra inacabada e desgastada, com muitos focos de vandalismo, ocupação de moradores de rua, estrutura comprometida devido ao tempo em que esteve parada e principalmente com dificuldades na área da piscina, que precisou de uma nova impermeabilização devido à deterioração. Hoje, após a retomada da obra, tivemos um excelente resultado, recuperamos uma obra que tem o intuito de prover aos jovens uma melhor qualidade de vida", disse Adriano, frisando o esforço dos funcionários do setor onde atua: "não posso deixar de mencionar os profissionais de Engenharia da Prefeitura, que contribuíram para o sucesso desta obra e que trouxeram este resultado, aguardado pela população por quase 10 anos. Parabenizo o prefeito Jorge Derbli pela coragem em acreditar nesta grandiosa obra para a população de Irati, e agradeço por fazer parte da equipe que entrega neste dia esta benfeitoria ao município", finalizou.

O vereador Nei Cabral, presidente da Câmara Municipal de Irati, citou que a Casa de Leis deu sua contribuição para que o Centro da Juventude se tornasse realidade. "Havia a previsão de um valor para esta obra, e foi necessária a aprovação de um aditivo considerável para a conclusão. Os vereadores avaliaram a proposta e, entendendo a importância deste espaço para a comunidade, aprovaram a solicitação", explicou Nei, também pontuando que "para o desenvolvimento do nosso município e para a conclusão das obras paradas, o prefeito Jorge Derbli pode contar com o Legislativo Municipal".

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração e compondo a mesa de autoridades o prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Junior, que é o atual presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR), e o vice-prefeito de Irati, Amilton Komnitski. Estiveram no evento os vereadores José Bodnar, Hélio de Mello, Nivaldo Bartoski, Marcelo Rodrigues e Wilson Karas, a chefe do escritório regional da SEJUF PR, Marisa Massa Lucas, acompanhada do seu marido, o ex-vereador, ex-prefeito, e ex-deputado estadual Felipe Lucas, bem como diversos secretários municipais de Irati e autoridades ligadas ao Governo do Estado do Paraná.