Publicado em: 31/01/2020 08:33 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Irati tem Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Solenidade marcou o lançamento do SAMU

Irati tem Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Em solenidade na manhã de hoje (30), na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Irati, aconteceu o lançamento oficial do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Município.
Através do número 192, de ligação gratuita, o SAMU prestará socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutor de ambulância, técnico em enfermagem e médico, todos capacitados em atendimento de urgência e emergência.
Na oportunidade, foram entregues uma ambulância Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma ambulância Unidade de Suporte Básico (USB). Em Irati, o SAMU irá operar junto ao Corpo de Bombeiros.
Na região da Amcespar, outras quatro USBs estarão operando nos municípios de Imbituva, Inácio Martins, Rebouças e Rio Azul.

Repercussão
Diversas autoridades e representantes do setor de saúde participaram do evento, junto ao prefeito de Irati, Jorge Derbli, e o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato.
A secretária de saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, parabenizou toda a região pelo ganho. “Hoje é um dia de grande avanço para saúde da população de Irati e da região. Através de muita luta e dedicação dos prefeitos da Amcespar, estamos fazendo o tão esperado lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Teremos na região cinco ambulâncias de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado. A base do SAMU ficará instalada no prédio do Corpo de Bombeiros - um parceiro essencial para a saúde”, opinou.
O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto comentou que “o sonho de uma só pessoa é apenas um sonho, mas quando é sonhado por várias pessoas, vira realidade, como a que vemos aqui. A Santa Casa só vai ganhar com esta conquista. Temos portarias que serão complementadas, com a competência agora do SAMU”, explicou.
Para o diretor do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CIMSAMU), Jaime Menegoto Moreira, “o esforço do Município de Irati se concretizou em um belo desfecho de uma situação regional que persistia há quase 10 anos. São 28 municípios na região dos Campos Gerais, dos quais 26 fazem parte do Consórcio, e Irati está dando o pontapé inicial para implantação de uma Unidade de Suporte Avançado na região, que vai integrar a Rede de Urgência e Emergência do Estado”, pontuou.
A comandante do Corpo do Corpo de Bombeiros de Irati, tenente Carla Adriana Prado Spak Sobol, comentou que a população de Irati terá maior alcance no atendimento. “Com as ambulâncias em outras cidades e também a ambulância avançada com a soma do médico, o SAMU fará toda a diferença no atendimento às ocorrências de urgência”, argumentou.
O chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan, ressaltou que “esta conquista vem de encontro ao que o Governo do Estado do Paraná está buscando, que é trazer a saúde mais perto da população. Irati e região ganham um serviço de alta responsabilidade e que envolve muita área técnica”, citou.
O presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Nei Cabral, parabenizou o prefeito “pela coragem em encaminhar esse projeto para a Casa de Leis. Um projeto polêmico, que teve muitas discussões e foi analisado pelos vereadores, para vermos de que maneira seriam disponibilizados os recursos”. Cabral também citou que “muitos eram contra, pois acreditavam que não teriam recursos. Mas o prefeito teve firmeza e esse é o jeito certo de governar nosso município, tomando posições e decisões que beneficiem a população da nossa cidade. Nós da Câmara de Vereadores, agradecemos e parabenizamos o município de Irati por mais essa conquista”.

O prefeito Jorge Derbli finalizou a cerimônia ponderando sobre as discussões a respeito da implantação do SAMU. “Muito se perguntava sobre o custo que o serviço representaria para o Município. Em resposta a isso, eu questiono: quanto vale uma vida humana? O avanço no atendimento que o SAMU representa poderá salvar muitas vidas, somando-se ao trabalho já realizado pelo Corpo de Bombeiros, o que representa um verdadeiro marco de desenvolvimento para Irati e região na área da Saúde”, concluiu Derbli.