Asfalto Novo na estrada do Pinho

Publicado em: 13/03/2020 15:50 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Pavimentação asfáltica em CBUQ está em andamento na estrada do Pinho de Baixo

Estão em andamento as obras do programa “Asfalto Novo” na estrada do Pinho de Baixo. Trata-se de um serviço executado pela empresa TCE Triunfo Comércio e Engenharia Ltda, vencedora de licitação (Concorrência 02/2019), e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati. Nesta semana, teve início a aplicação da camada em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em alguns dos trechos previstos.

OBRA
São cerca de 6,2 quilômetros de pavimentação com sete metros de largura, desde a rodovia BR-277 até o Rio Caratuva. A sub-base deverá ter 30 centímetros com material macadame, a base terá 15 centímetros de brita graduada e a camada de cinco centímetros de cobertura asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
O valor total pelo qual a obra foi contratada é de R$ 3.972.422,92, sendo R$ 3.916.830,18 oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) viabilizados pela Caixa Econômica Federal, destinados a Irati por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Evandro Roman, e R$ 55.592,76 em contrapartida do município.

HISTÓRICO DO REPASSE
A Caixa Econômica Federal autorizou o município de Irati a homologar a ordem de serviço para a pavimentação da estrada do Pinho de Baixo no dia 31 de maio de 2019. O valor do repasse feito pelo MAPA por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Evandro Roman foi de R$ 4.743.295,02. O valor da obra foi reduzido, pois a licitação foi realizada por meio da proposta de valor mais baixo, chegando-se ao valor de R$ 3.972.422,92, conforme especificado anteriormente.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati está desenvolvendo um projeto na intenção de que a diferença no valor do repasse em relação à obra seja investida na continuidade da pavimentação asfáltica na estrada do Pinho de Baixo, podendo, conforme os estudos, ampliar o serviço para aproximadamente mais 1 quilômetro de asfalto, além dos 6,2 quilômetros nos quais o trabalho já está sendo desenvolvido.