"Sábados Literários" online: 06/06 às 14h

Publicado em: 04/06/2020 13:31 | Fonte/Agência: SECOM Irati

2º encontro online dos "Sábados Literários" acontece dia 06/06

Em respeito às medidas de contenção à COVID-19, o projeto "Sábados Literários" fez uma mudança em sua dinâmica para este momento. Os encontros presenciais foram temporariamente suspensos, para que se evitem as aglomerações. As reuniões, por enquanto, serão feitas por meio da plataforma Google Meet, e transmitidas pelo Youtube. Todas as demais características do projeto seguem mantidas. O próximo encontro via Google Meet acontecerá no dia 06 de junho. O palestrante é o professor doutor Caetano Galindo (UFPR), que vai tratar sobre a obra "Ulisses", do escritor irlandês James Joyce, como parte do tema central da 8ª edição dos Sábados Literários: "Entre Clássicos e Releituras". Segue o link direto para assistir ao evento:

Destaca-se que é do romance "Ulisses" que surge a tradição do "Bloomsday", evento realizado anualmente no dia 16 de junho em referência ao personagem Leopold Bloom, protagonista da obra.

De acordo com o professor Edson Santos Silva, idealizador e coordenador dos "Sábados Literários", o projeto busca aproximar a comunidade iratiense da Literatura e do conhecimento relacionado a esta área. Edson, que declara apostar no poder humanizador da leitura, explica que, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, é possível despertar o interesse e a curiosidade da população para um tema que, muitas vezes, é entendido equivocadamente como sendo de difícil acesso.

O projeto "Sábados Literários" é desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, o Centro Cultural Clube do Comércio, a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) a Associação Cultural Denise Stoklos e o Sebo Centenário. Os interessados podem se inscrever no link a seguir: