Vacina contra a Raiva

 

Publicado em: 19/10/2020 15:52 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Whatsapp

 

ADAPAR alerta sobre vacinação contra a Raiva

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) está convocando todos os produtores das comunidades de Irati que criam animais para que façam COM URGÊNCIA a vacinação contra a Raiva nos bovinos, equinos, ovinos, caprinos, cães e gatos, devido à ocorrência de casos desta doença na região. Deverão providenciar a vacinação os produtores das seguintes comunidades:


- Alvorada
- Cachoeira do Palmital
- Cadeado Grande
- Cadeado Santana
- Cerro da Ponte Alta
- Faxinal do Rio do Couro
- Faxinal dos Melos
- Invernadinha
- Linha B de Gonçalves Junior
- Linha Ordenança
- Palmital
- Pinhal Preto
- Rio da Prata
- Rio do Couro

A ADAPAR também esclarece que a raiva é uma doença sem cura, transmitida por morcegos que se alimentam do sangue dos animais. Os animais doentes apresentam andar cambaleante, dificuldade e até impossibilidade para levantar, e também param de comer e de beber, ficando paralisados até a morte, geralmente no prazo de cinco dias após o início dos sintomas. Caso haja suspeita de algum caso, ela deverá ser comunicada a uma das unidades veterinárias da ADAPAR. O órgão alerta que os prejuízos da raiva podem ser grandes, e que existe risco de contaminação em humanos.

A prevenção da raiva se dá pela vacina, a qual deve ser comprada em loja veterinária. É necessária uma primeira dose com urgência, e um reforço um mês depois. Para mais informações, o contato com a ADAPAR pode ser feito por telefone ou WhatsApp no número 3421 3504.