Vestibular - Faculdade Campo Real

Publicado em: 20/11/2020 14:54 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Campo Real lança vestibular em Irati

Na manhã de hoje (19), ocorreu a cerimônia de lançamento do 1º vestibular da Universidade Campo Real em Irati. Junto ao reitor, o professor Edson Aires da Silva, o prefeito Jorge Derbli foi convidado a fazer uma visita técnica às instalações da instituição.

O vestibular Campo Real acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, com prova presencial às 10h, e online às 14h. Inscrições podem ser feitas no endereço camporeal.edu.br . As aulas, também nas duas modalidades, começarão em fevereiro de 2021.

Os primeiros cursos que Irati irá receber pela universidade são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética e Farmácia.

VESTIBULAR

O primeiro Vestibular da Campo Real em Irati será no dia 13 de dezembro. As provas serão aplicadas em duas modalidades: às 10h de modo presencial, somente em Irati, no Colégio São Pedro Canísio, e às 14h haverá a prova online, para quem optar em fazer o vestibular em casa. O local da prova presencial será divulgado próximo a data do vestibular.

Neste primeiro processo seletivo serão ofertados os seguintes Cursos Smart UB: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética e Farmácia.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.irati.camporeal.edu.br . As aulas terão início no dia 22 de fevereiro de 2021. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (42) 9 8411 3533.

CERIMÔNIA

O prefeito Jorge Derbli, em seu pronunciamento, fez menção ao caráter simbólico do imóvel na área de educação, que será totalmente reformado para acolher a universidade, mas manterá seu estilo arquitetônico original. “Considero este momento duplamente histórico. Pela importância de mais esta extraordinária opção de ensino superior para Irati e região, e por acontecer neste prédio, que já serviu muito a educação em décadas passadas. Além disso, com esta conquista real, Irati está se consolidando como polo educacional na região”.

O reitor Edson Aires da Silva comentou “a experiência que uma instituição como o Centro Universitário Campo Real pode provocar num município como Irati. É espantoso vermos como um potencial que pode ser mantido aqui, até então se desloca para Guarapuava, Ponta Grossa ou União da Vitória, por exemplo”.

HISTÓRICO DA EDIFICAÇÃO

No início de março de 1952, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria enviou um grupo de sete irmãs da província de Campinas a Irati, tendo por objetivo a instalação da primeira casa da congregação no Paraná. As irmãs chegaram ao município no dia seis de março e se dirigiram à comunidade do Riozinho, onde estava em construção o Seminário da ordem dos franciscanos. Foram recebidas com muitos festejos e se instalaram numa casa de madeira junto ao seminário, doada também pela família Anciutti.

No dia seguinte, as irmãs fundaram a Escola Sagrado Coração, sendo a Irmã Martha Inacarato Bueno a professora da primeira turma. Era uma classe multisseriada que se iniciou com apenas oito alunos de 1ª, 2ª e 4ª séries. Logo, porém, a escola passou a receber alunos de diversas comunidades próximas e o número de estudantes muito se elevou.

Em 1955, as irmãs transferiram residência para o novo prédio e a escola passou a funcionar em amplas instalações, havendo regime de internato para meninas residentes em comunidades distantes onde não havia escola. Em 1969, o ensino de 1ª a 4ª séries foi estadualizado e, nesse mesmo ano, foi criado o Ginásio Sagrado Coração.

Com a municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries, em 1997, foi criada a Escola Municipal Frei Patrício, funcionando nas mesmas dependências do Colégio Sagrado Coração. Ambas as escolas, no entanto, foram extintas em 1999.