Selo SESI ODS 2020

Publicado em: 23/11/2020 08:52 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Assistência Social terá ações premiadas com o Selo SESI ODS 2020

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Irati recebeu nessa semana a notícia que ações desenvolvidas pelo setor no enfrentamento à propagação da COVID-19 ganharam destaque, e deverão ser premiadas com o Selo SESI ODS 2020. O evento, que inclui a mostra dos projetos sociais contemplados, acontece no dia 03 de dezembro, como parte do Congresso SESI ODS-2020, que acontece no formato virtual. Essa mostra de projetos será um momento para troca de aprendizados e experiências em relação ao momento vivido ocasionado pela COVID=19 entre as indústrias, empresas e organizações que estão atuando no Paraná em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As iniciativas da Assistência Social de Irati premiadas com o Selo são:

Disque-apoio à pessoa idosa - o objetivo principal é fornecer suporte na compra de alimentos e medicamentos aos idosos em distanciamento social, com ausência de suporte familiar para essas atividades, ou nos casos em que os familiares mantiveram suas atividades laborais com poucas condições de oferecer esse suporte. Esse serviço está em funcionamento ainda, por meio do telefone (42) 9 9141 4872.

Material de apoio para pessoas idosas - essa ação faz parte de uma das ações contidas do plano de contingência de Assistência Social, com o objetivo de acompanhar o idoso sobre a execução das atividades, como uma estratégia de cuidado ao longo do momento da pandemia da COVID-19. O material de apoio conta com um documento no qual estão contidas diversas atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam no Departamento da Pessoa Idosa, sendo práticas corporais, caça-palavras, palavras cruzadas, jogo das diferenças, ações de memorização, desenhos para pinturas e ações nas quais são conhecidos os direitos da pessoa idosa. Além desse documento, o material de apoio conta com: 1 lápis; 1 borracha; 1 apontador; 1 conjunto de lápis de cor (6 cores); 1 conj. tinta guache; 1 pincel; 10 folhas A4 em branco; 2 pesos para atividades físicas; 1 estatuto do idoso; 1 tangram, xadrez, dama ou dominó.

Para a secretária municipal Sybil Dietrich, responsável pela pasta da Assistência Social em Irati, o Selo SESI ODS reconhece que o município está preocupado com a população iratiense, em especial com os idosos, pensando em ações e iniciativas governamentais que atendem à população em sua integralidade.

ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como "ODS", fazem parte de uma agenda global que tem 17 objetivos (e 169 metas) que visam a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030. Os 17 objetivos são: erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia acessível e limpa; emprego digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infrastrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; combate às alterações climáticas; vida debaixo d'água; vida sobre a terra; paz, justiça e instituições fortes; e parcerias em prol das metas.

Os ODS foram traçados dentro de uma perspectiva universal, ou seja, eles refletem as aspirações de diversas nações do mundo e representam, dessa forma, uma oportunidade importante para construir uma trajetória mundial com equilíbrio ambiental e social.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados em 2015, a partir da reunião de chefes de Estado e de Governo na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Foi uma decisão histórica dos países-membros da ONU para unir forças em prol de uma Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030 para acabar com a pobreza e a fome mundial, construir um mundo mais pacífico, reduzir as desigualdades, promover os direitos humanos e proteger o planeta e seus recursos naturais. Os ODS exigem uma cooperação internacional.

Aos que queiram acompanhar o Congresso, as inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link:
bit.ly/3ft7UhU