Exposição no Clube do Comércio

Publicado em: 11/12/2020 12:15 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos” terá início AMANHÃ em Irati

O Museu Oscar Niemeyer (MON) traz a Irati a exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”: uma versão da que está em cartaz no museu. A mostra estará aberta para visitação a partir de 12 de dezembro, no Centro Cultural Clube do Comércio. Ressalta-se que os interessados em visitar o espaço deverão obrigatoriamente usar máscaras de forma contínua ao longo de sua estadia no local, e que a presença de público deverá obedecer a todos os regramentos estabelecidos pelos Decretos Municipais nº 322/2020 e nº 325/2020.

“Uma das maiores coleções de arte asiática da América Latina, que pertence ao acervo do Museu Oscar Niemeyer (MON) graças a uma generosa doação feita pelo professor Fausto Godoy, apresenta-se aqui num recorte cativante”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

“O mundo mágico dos Ningyos” traz para perto do público a singular coleção de bonecos japoneses que, naquele país, extrapola o lúdico infantil. Muito mais do que brinquedos, são objetos de forte simbologia, revelam costumes e cultura do Japão. Fausto Godoy, que assina a curadoria da exposição, explica que os Ningyos ocupam um lugar diferente na sociedade japonesa, em relação aos bonecos no Ocidente. “Para nós, eles são brinquedos, enquanto que no Japão são objetos cheios de significados milenares, que evocam uma atmosfera mágica e ritualística”, diz. “São muito valiosos, frágeis e guardados como tesouros de família.”

Tradicionalmente, os Ningyos são presentes utilizados para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. Também são exibidos pelas famílias em datas especiais e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem. O significado da palavra Ningyo é “forma humana”: nin (humano, gente) e gyo (forma). “Esses objetos aqui apresentados atravessaram os últimos 200 anos do Japão e mostram um viés pouco explorado, mas extremamente rico, da alma e cultura japonesas”, comenta Godoy.

Para intermediar a vinda da exposição para Irati, estiveram envolvidos o presidente do Centro Cultural Clube do Comércio, Vergílio Miguel Trevisan, e o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, o ex-prefeito Alfredo Van der Neut.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Exposição: "O Mundo Mágico dos Ningyos"
Local: Hall do Centro Cultural Clube do Comércio (Irati – PR)
Curadoria: Fausto Godoy
Período: de 12 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021