Epidemiologia orienta isolamento para funcionários de escola em Irati

Publicado em: 15/02/2021 15:56

A Secretaria de Educação de Irati, a partir de orientação do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati, recomendou o isolamento por 14 dias, de funcionários da Escola Maria Helena Olek, onde também funciona a Escola Nossa Senhora das Graças. Permanecerão em isolamento domiciliar, segundo o setor, quatro casos sintomáticos do estabelecimento e os contatos diretos.

Em nota, a Secretária Municipal de Educação, Jandira Terezinha Girardi Knopika, comunica que recebeu informações da gestora da Escola Municipal Irmã Helena Olek, de que havia quatro casos suspeitos de Covid-19 no estabelecimento. Após averiguação da informação junto ao Setor de Epidemiologia, até o momento dois casos foram confirmados. A partir de conversa com o COEF (Centro de Operações Especiais e Fiscalização), a equipe da instituição e a Secretária Municipal de Educação, houve a orientação de que todos os funcionários que tiveram contato com as pessoas infectadas devem permanecer em isolamento por 14 dias. O retorno às atividades se dará após parecer técnico do COEF.

CONTATO DIRETO

É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de COVID-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 02 dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas do caso confirmado.

Para fins de vigilância, rastreamento e monitoramento de contatos, deve-se considerar contato próximo a pessoa que:

­ Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem o uso de máscara.

­ Teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso confirmado;

­ Profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de COVID-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPIs danificados;

­ Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.

Os contatos próximos deverão realizar isolamento domiciliar mesmo que assintomático por 14 dias a contar da data do início dos sintomas do primeiro caso do domicílio ou do contato próximo com o caso confirmado.

MAIS DETALHES

Em Nota informativa conjunta emitida em agosto de 2020 pela Vigilância Epidemiológica Municipal e SCVGE da 4ª Regional de Saúde, foram detalhadas as recomendações de isolamento preventivo como medida de controle à COVID-19.

O documento pode ser consultado em sua íntegra no endereço http://irati.pr.gov.br/.../3113_COVID-19-Nota-Informativa... .

O telefone que funciona como “Ligue Urgência COVID” em Irati é 9 9134 2856.