Bibliotecas são opções de lazer nas férias

Publicado em: 11/01/2012 00:00

No período das férias em que aumentam as horas vagas, uma boa opção para quem deseja fugir da rotina é a visita às bibliotecas públicas em Irati. A Biblioteca Municipal disponibiliza aproximadamente 40 mil obras à comunidade iratiense. Já o Espaço de Leitura do Sesi Indústria do Conhecimento, na Vila São João, tem outros 710 livros e oferece ainda 10 computadores aos visitantes. Atualmente a Biblioteca Municipal tem 14 mil pessoas cadastradas. Segundo a coordenadora da Biblioteca, Leila Wodonos, no período de férias o perfil dos visitantes se altera. Nessa época, o usuário é aquele que durante o ano não tem tempo para usufruir tranquilamente do ambiente da biblioteca, seja pelo fato da correria do dia a dia, ou mesmo por não ter tempo de fazer uma leitura calmamente, comenta. Leila informa ainda, que durante o ano acontecem diversas atividades culturais na Biblioteca. São realizadas leituras dramáticas com alunos da Casa de Artes Helena Kolody e estudantes da Unicentro duas vezes ao mês. Também são feitas visitas em escolas da rede pública e particular, declamação de poesias, entre outras atividades culturais, conta. O Espaço Sesi registrou em 2011 a visita de 2.131 pessoas, sendo que apenas no mês de novembro foram 585 frequências. Entre as atividades ofertadas no local constam: leitura livre, leitura dramática, curso de informática básica, atendimento a programas sociais, entre outros. Como emprestar Quem ainda não tem o cadastro para emprestar obras, deve ir até a Biblioteca Municipal com o documento de Identidade ou Registro de Nascimento, comprovante de residência pode ser conta de água, luz, ou telefone, e dois números de telefone fixo. O registro da primeira via do cadastro é gratuito. A Biblioteca Pública Municipal de Irati fica na Rua XV de Novembro, 703, o telefone é o (42) 3907 3162. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O Espaço Sesi Indústria do Conhecimento fica localizado na rua São João, Vila São João, o horário de funcionamento do módulo é de segunda a sexta-feira das 08h às 11h30 e das 13h às 17h.