Nova escola Antonina Fillus Panka é inaugurada em Irati

Publicado em: 01/08/2022 09:57

Na tarde de quinta-feira (28), a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou a nova Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, no bairro Vila Nova. A instituição conta com o trabalho de 15 colaboradores e atende 140 alunos, moradores dos bairros Vila Nova, Canisianas e Choma.
A escola foi construída na Rua Maria Lucinda Simões Scheifer. A antiga precisava de ampliação, mas não havia espaço suficiente. O atual terreno foi adquirido em 2018, com a colaboração da Câmara de Vereadores, que fez a devolução de parte do seu orçamento ao município para que a compra fosse efetivada. No mesmo ano, foi assinada a ordem de serviço pela atual gestão.
O investimento na obra foi de R$ 1.146.943,46. A nova estrutura possui bloco pedagógico com seis salas de aula, área coberta para refeitório, bloco de serviço, bloco administrativo e pátio para estacionamento, totalizando 1.130 m².
“É uma novela que que chega ao fim. Uma escola que demorou, mas aconteceu. Foram muitos problemas, mas com a união de todos, superados. É um investimento importante para a educação iratiense”, ressaltou o prefeito Jorge Derbli. O presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello, falou sobre a ação do Poder Legislativo. “Tomamos a decisão de economizar e disponibilizar R$ 360 mil do orçamento para que o município comprasse o espaço para a construção”, destacou.
Na semana anterior à entrega da nova escola, foi anunciada pela administração municipal a ordem de serviço para construção de uma quadra de 525 m², na Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, com o investimento será de R$ 224.448,45. “Como professora estou muito feliz. A comunidade está de parabéns e continuamos o trabalho para sempre melhorar a educação”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Jandira Girardi.
A escola, fundada em 1988, em breve deve funcionar no novo endereço. A frente da gestão escolar está a diretora Silvana Teresinha Rzepka, no seu 14º ano de mandato, juntamente com a coordenadora pedagógica, Maria Luiza Griczinski Sikora. A APMF tem como presidente Camila Gontarz Bonfim.
“Esperamos muito por esse momento, estamos extremamente agradecidos por essa obra”, comemorou a diretora Silvana. A vice-prefeita Ieda Waydzik falou sobre a união em torno do projeto, que resultou em um espaço adequado e com melhores condições aos alunos. “É uma demonstração de respeito ao dinheiro público, em que houve união para que essa escola ficasse pronta”.
A família da professora Antoninia Fillus Panka acompanhou a inauguração e recebeu uma homenagem em nome de toda a comunidade escolar. Também estiveram presentes os vereadores Nei Cabral, Terezinha Miranda Veres e Jorge Zen.

Primeira professora normalista de Irati
Antonina Fillus Panka nasceu dia 02 de abril de 1920, em Irati. Filha de Luiz Fillus e Catarina Filipak Fillus. Aos treze anos de idade, após terminar o primário, foi estudar em Curitiba, no Colégio Abranches, para ingressar no Curso Normal e preparar-se para ser freira, que era o desejo de sua mãe.
Filha de Irati, ela foi a primeira professora normalista formada do nosso município e realizou um grande trabalho, sendo destaque por sua capacidade, dinamismo, espírito de liderança e vontade de ajudar a todos.
Em janeiro de 1942 casou-se com Adão Panka, e tiveram cinco filhos: João Luiz, Maria Helena, Sônia Maria, José Augusto e Rosani Maria. O casal fixou residência na localidade de Monjolo, onde Antonina continuou com seu trabalho de professora.
Logo se tornou conhecida e estimada na comunidade. Junto com seu esposo, atendia não só o que era relacionado à escola, mas outras necessidades dos moradores.
A professora faleceu no dia 30 de agosto de 1988. Para homenageá-la, foi fundada, em julho de 1988, a escola do bairro Vila Nova, nomeada Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka.