Jovens participam da Feira Municipal da Cidadania em Irati

Publicado em: 12/08/2022 14:15

Com intuito de promover a transformação na vida dos jovens, a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal da Juventude, realizou nesta sexta-feira (12) a I Feira Municipal da Cidadania, no Centro da Juventude. A programação foi repleta de atrações para receber alunos de escolas estaduais de Irati durante o dia todo.
O evento é alusivo ao Dia Internacional da Juventude e o prefeito de Irati, Jorge Derbli, enfatiza a importância de proporcionar o desenvolvimento dos jovens na sociedade. "A juventude é a melhor fase da nossa vida, por isso precisamos dar oportunidades de transformação para os jovens. Esta feira vai despertar o interesse por profissões das quais temos o ensino aqui em Irati". O prefeito também frisou a utilidade do Centro da Juventude, que atualmente abriga diversos cursos e oficinas.
A vice-prefeita, Ieda Waydzik, comentou sobre o protagonismo dos jovens. "Depois das crianças, vocês são a faixa etária mais importante que temos, porque representam o futuro. E nós adultos precisamos cuidar para deixar o mundo melhor para vocês. É por isso que temos o Estatuto da Criança e do Adolescente que deve ser respeitado e cumprido, por meio de ações como esta que dão o acesso ao conhecimento para todos", disse Ieda.
A ação tornou-se grandiosa e se concretizou pela parceira entre o poder público, instituições de ensino e o comércio local. São parceiros da feira a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Centro Universitário Campo Real, Faculdade São Vicente e Unigairacá, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Agência do Trabalhador, Colégio João XXIII, Senac, SESI, Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e loja Vivência.
A Feira Municipal da Cidadania contou com exposições e demonstrações de cursos de nível superior e técnico, bem como, orientações de carreira profissional, atividades artísticas e esportivas, sorteio de brindes, como bicicleta, caixa de som, skate e outros.

Texto e fotos: SECOM Irati