Saúde faz alerta sobre consequências de não vacinar contra poliomielite

 

Publicado em: 25/08/2022 17:01

Whatsapp

 

Cobertura vacinal contra a doença não passa de 20% em Irati

A Secretaria de Saúde de Irati alerta os pais ou responsáveis sobre as consequências de não vacinar contra a poliomielite, crianças entre um e quatro anos de idade. A preocupação se dá por conta da baixa cobertura vacinal, que não ultrapassou 20% em Irati. A população alvo neste ano corresponde a cerca de 3.279 crianças, e até a última terça-feira (23), apenas 700 crianças receberam a vacina no município.

"Em 2022, houve detecção de novos casos de poliomielite em países como Moçambique, Israel, Malawi e Estados Unidos. As baixas coberturas vacinais, que deveriam ser superiores a 95%, associadas ao aumento exponencial do tráfego de pessoas entre os diversos países, nos coloca em risco iminente de reintrodução da pólio em nosso país", alertou enfermeira da vigilância epidemiológica de Irati, Denise Homiak.

De acordo com dados divulgados pela pasta, em comparação com anos anteriores, a adesão era consideravelmente maior. No Paraná, imunização de menores de um ano, em 2018, chegou a 90,88%; até julho de 2022, estava em 31%.

Gravidade da doença

A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma infeção contagiosa causada pelo poliovírus, e não tem cura. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A doença pode paralisar partes do corpo e levar à morte.

A única forma de prevenção é por meio da vacinação.

Esquema de rotina da pólio

O esquema de rotina de vacinação contra a pólio é composto por três doses, mais dois reforços. O ideal é que aconteça aos dois, quatro, seis e 15 meses, e aos quatro anos, além das doses de campanha.

"Os pais ou responsáveis devem sempre ficar atentos às campanhas de vacinação e levar seus filhos, pois as doses de campanha são tão importantes quanto as doses aplicadas na rotina", destaca a enfermeira Denise.

A enfermeira reforça que a campanha acontece até o dia 09 de setembro e todas as crianças, entre um e quatro anos, devem receber a dose da gotinha, e todos com idade inferior a 15 anos devem também se apresentar numa sala de vacinação, para atualizar suas vacinas, caso tenha alguma dose faltando.

"As vacinas estão disponíveis todos os dias da semana em todas as salas de vacina do município, durante seu horário normal de atendimento", finalizou Denise.