Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente assume responsabilidade do lixo reciclável em Irati

Publicado em: 23/01/2012 00:00

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ecologia assumiu a triagem e destinação do lixo reciclável de Irati neste ano e está implantando um novo sistema de trabalho, de acordo com as instruções previstas na legislação ambiental. O secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos, conta que há uma equipe de 15 pessoas atuando neste setor e a meta inicial é reduzir o volume de materiais depositados no local onde a Cooperativa de Catadores dos Agentes Ambientais de Irati (COCAAIR) que encerrou suas atividades realizava a separação. Até o final do mês de janeiro, iremos fazer toda a triagem desse material que estava sendo acumulado, afirma. Em três semanas, a Secretaria de Meio Ambiente fez triagem de cerca de 10 toneladas de lixo reciclável. Até o final de janeiro é esperado que mais 20 toneladas sejam separadas corretamente. O restante dos detritos será destinado para o aterro sanitário. Com a exposição ao sol e à chuva, parte dos materiais acabaram se deteriorando e perderam o valor comercial, explica o secretário. Ele comenta ainda, que um relatório desse primeiro mês de trabalho será entregue, e dessa forma será possível avaliar as condições do local. Atualmente, são coletados todos os dias cerca de 10 mil quilos de lixo reciclável em Irati. Para a execução dos serviços necessários de reciclagem, Luiz Carlos Ramos afirma que será construído um novo barracão, fechado e coberto. Segundo ele, o prefeito Sergio Stoklos já confirmou uma nova área no Jardim Aeroporto para a construção deste barracão. O terreno destinado para ser a nova sede espera liberação do licenciamento. O antigo barracão, onde a COCAAIR realizava a triagem do lixo reciclável, será reformado e entregue para o uso de empresas do segmento industrial, devido ao seu tamanho inadequado para a reciclagem.