Vice-prefeita Ieda participa de formatura de soldado iratiense e destaca o papel da mulher na corporação

Publicado em: 26/05/2023 15:43

Nesta quinta-feira (25), mais 419 novos profissionais passaram a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A formatura aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Carlos Massa Ratinho Junior e, também, a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, que prestigiou a solenidade que formou a jovem iratiense, Julia Jonson, que passará a integrar o 10º Subgrupamento Independente.

Entre os formados, 47 são mulheres, o equivalente a 11% do total, o que faz desta também a maior contratação de bombeiras da história do Estado.

A soldado Jonson, de 19 anos, conta que sua inspiração para ingressar no Corpo de Bombeiros foi uma instrução que participou quando tinha apenas 11 anos, a qual foi ministrada pela atual subcomandante do 10º Subgrupamento Independente de Irati, capitã Carla Spaki Sobol. Na oportunidade, aconteceu um simulado de resgate na água. “Nesse dia eu fui para casa e falei que queria ser bombeiro militar. Hoje, estou aqui realizando esse sonho junto com a capitã e minha família, representando Irati”, comenta a soldado.

A subcomandante do Corpo de Bombeiros de Irati disse que a corporação está em festa pela formatura dos novos soldados e para ela, em especial, pelo ingresso da nova soldado iratiense. “Com a minha história com a soldado Jonson eu deixo a mensagem de que tudo fazemos na vida devemos pensar que de alguma forma vamos ajudar alguém ou tocar o coração de uma pessoa que nem imaginamos”.

A vice-prefeita Ieda destaca a conquista da jovem iratiense e também a representação feminina na corporação. “Com muito orgulho participamos dessa formatura. Os bombeiros sempre estão à disposição, colocando suas vidas pelas dos outros. A soldado Jonson, junto com a capitã Spaki, mostram a força das mulheres iratienses”, acrescenta.

Os novos bombeiros militares passaram por um treinamento de 1.500 horas ao longo de nove meses. O curso abrangeu diversas disciplinas práticas e teóricas, como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca, resgate e salvamentos em diferentes situações, telecomunicação de emergências e direito e legislação.

“Essa é a maior contratação da última década, o que é uma garantia de que a população paranaense terá uma corporação cada vez mais qualificada, com uma nova geração de profissionais capacitados e à disposição para servir e cuidar das pessoas”, afirmou o governador.

A partir de agora, os bombeiros passarão a atender todas as regiões do Estado, inclusive na área de abrangência do 10º Subgrupamento Independente, o qual é comandado pelo major Jorge Augusto Ramos.