Empresa Ecovale inicia nesta segunda-feira a coleta de recicláveis em Irati

Publicado em: 12/06/2023 09:48

A Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Meio Ambiente, informa a população de Irati que a coleta do lixo reciclável será realizada, a partir desta segunda-feira (12), pela empresa Ecovale, que já faz a coleta do lixo orgânico no município.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a Ecovale seguirá o mesmo itinerário já realizado, atendendo desta forma todo o perímetro urbano. “Desde já informamos que possíveis alterações poderão ocorrer no itinerário atual. Salientamos, no entanto, que se ocorrerem, serão anunciadas antecipadamente para a população”, informa a Secretaria.

A medida foi necessária devido o município não suportar mais a demanda deste serviço pela grande depreciação da frota de caminhões de lixo. Após a realização de estudos, a terceirização se tornou a opção mais viável.

Com a coleta sendo realizada pela Ecovale, os trabalhadores da Associação Malinoski e da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Irati (Cocaair) passam a dedicar-se ao processo somente a partir da triagem dos materiais. “A empresa irá coletar e entregar os materiais recicláveis para os  trabalhadores, que vão poder se dedicar a separar uma quantidade maior de material e, por consequência, conseguir ampliar as suas rendas. Atualmente, são 33 pessoas que vivem exclusivamente do lixo reciclável”, explica a secretária de Meio Ambiente, Magda Lozinski.

O apoio da população na separação correta do lixo é fundamental. “A atitude certa inicia dentro das nossas casas. O lixo que produzimos chega até as mãos desses trabalhadores, que sustentam suas famílias com o que ganham trabalhando na reciclagem. Portanto, mais uma vez pedimos o apoio de todos”, acrescenta Magda. Hoje, no município, a coleta de orgânicos chega próximo a 30 toneladas por dia. Contudo, infelizmente, ainda são encontrados muitos materiais recicláveis misturados.

LOGÍSTICA – A coleta pela empresa Ecovale será das 8h às 17h, nos bairros, e das 17h30 às 19h30 no centro da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente reforça que será levado apenas o lixo que estiver em frente as casas e estabelecimentos.

A coleta na área rural, nas comunidades já atendidas, segue sendo realizada pela Prefeitura.