Projeto para modernizar a iluminação pública de Irati tem avanços

 

Publicado em: 15/06/2023 17:07

Whatsapp

 

Através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), será estruturado um projeto de Parceria Público-Privada para a modernização e melhoria na qualidade da iluminação pública de oito municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). Irati integra a iniciativa, que visa a implantação de tecnologia de ponta, a qual deve beneficiar moradores das áreas urbana e rural.

 

Na última terça-feira (13), mais uma etapa de estruturação do projeto foi concluída, com a realização de um treinamento de media training voltado aos prefeitos e assessores de comunicação dos municípios envolvidos, conduzido pela CAIXA e Consultoria Houer. “É um avanço para a nossa região, um marco positivo. São oito municípios que serão beneficiados com iluminação pública de qualidade, ofertando mais segurança e qualidade de vida aos moradores”, ressalta o prefeito de Irati e presidente da Amcespar/Conder, Jorge Derbli.

 

A Parceria Público-Privada prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida, além de maior eficiência operacional. A modernização também vai proporcionar ganhos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Ao todo, serão 21.301 pontos de iluminação de led, sendo aproximadamente 10 mil em Irati, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio.

 

O Conder, através dos oito municípios envolvidos, recebeu o recurso do projeto por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos do Governo Federal, gerido pela CAIXA, que contratou consultoria especializada.

 

Através da concessão, que ocorrerá por meio de leilão a ser realizado na Bolsa de Valores, será contratada a empresa responsável pela prestação dos serviços de iluminação, por período a ser definido.

 

Também integram esta importante iniciativa os municípios de Fernandes Pinheiro, Imbituva, Mallet, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e Inácio Martins.

 

SAIBA MAIS - Para maiores informações, acesse o site do Conder: https://conder.irati.pr.gov.br/conteudo/ppp-projeto/1680