Irati discute erradicação da fome em Conferência de Segurança Alimentar

Publicado em: 16/06/2023 17:10

A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati promoveu na quinta-feira (15), na Associação dos Servidores Públicos Municipais, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade. Democracia e Equidade”. O evento reuniu agricultores, nutricionistas, agentes sociais, gestores públicos, entusiastas e estudantes. A organização foi do Centro de Processamentos de Alimentos.

Durante o evento, foram três eixos de discussão: o primeiro “Determinantes estruturais e macro desafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional”; o segundo “Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano a alimentação adequada”; e por fim, o terceiro eixo falou sobre a “Democracia e participação Social”.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, explica que a pasta trabalha com ações voltadas à melhor alimentação da população, como com a merenda escolar através do PNAE, com o programa Leite das Crianças e Ecotroca. “A última conferência já nos capacitou a receber recursos do Estado, como a panificadora do Centro de Processamentos de Alimentos, um caminhão e veículo. São ações efetivas, frutos dessas discussões”, explica.

O prefeito Jorge Derbli participou da conferência e destacou que a Prefeitura trabalha para melhorar o acesso ao alimento de qualidade pela população de Irati. “Investimos, por exemplo, na merenda escolar, comprando a produção dos nossos agricultores, assim como nas distribuições de cestas básicas a quem necessita, além de outras ações realizadas pelo Centro de Processamentos de Alimentos”.

A vice-prefeita Ieda Waydzki destacou a necessidade de incluir cada vez mais as famílias com dificuldade de acesso a alimentação de qualidade em ações do município. “A conferência é um momento importante, onde se discute como melhorar as condições de alimentação de toda a nossa população”.

Durante o evento aconteceu uma palestra com Silvana dos Santos Moreira, professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Irati e doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Também os alunos do curso de cozinheiro do SENAC, em parceria com a Prefeitura, participaram.

A conferência contou com apoio do IFPR, Senac, Núcleo Regional de Educação de Irati, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.