Governador inaugura residencial e autoriza construção do AME em Irati

Publicado em: 23/06/2023 17:58

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22), foram entregues em Irati, 174 novas residências pertencentes ao residencial Professor Lico, no bairro de Engenheiro Gutierrez. Das 174 novas famílias que adquiriram sua casa própria, 139 receberam um subsídio do Estado de R$ 15 mil para pagar o valor de entrada. O Governo do Estado investiu R$ 2,08 milhões para apoiar essas famílias, por meio do programa Casa Fácil Paraná, da Cohapar.

Também durante o evento foi assinada a ordem de serviço para início da construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Irati. A obra conta com um investimento de R$ 14,6 milhões e o recurso será destinado por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A unidade possibilitará um atendimento multiprofissional aos usuários do SUS, com consultas e exames de média complexidade.

O empreendimento recebeu investimentos totais de R$ 24,3 milhões e é uma parceria entre os governos estadual e federal, Caixa Econômica Federal, município e iniciativa privada. Além do subsídio de entrada, o Governo do Estado destinou ainda R$ 1,1 milhão para a instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto, obras realizadas pela Copel e Sanepar, respectivamente. A prefeitura foi responsável pela pavimentação do acesso pela Rua Costa Rica.

Ratinho Junior destacou que o Casa Fácil é o maior programa habitacional do País. O valor de entrada é destinado a famílias com renda de até três salários mínimos cadastradas no sistema da Cohapar, mediante análise técnica da empresa e aprovação de crédito da Caixa.

“Criamos o Casa Fácil, para facilitar a realização do sonho da casa própria. Detectamos a necessidade de muitas famílias, que muitas vezes não tinham condição de guardar um dinheiro para pagar a entrada do financiamento, o que limitava o acesso à casa própria. Então resolvemos essa parte”, destacou o governador Ratinho Junior.

Além do subsídio à maior parte dos compradores de Irati, eles também receberam descontos em seus financiamentos, variáveis e proporcionais à renda familiar, através do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

O prefeito Jorge Derbli, afirmou que a obra representa um avanço para o município. “São mais 174 famílias que pagavam aluguel, não tinham condição de construir, e agora terão um lar para chamar de seu”, ressaltou. “E essa ajuda do Governo para a entrada da casa facilita muito para as pessoas que precisam tanto dessas casas, que pagam aluguel por muito tempo e não tinham oportunidade de ter uma casa própria”.

O vigilante Valtemir Mendes Júnior, está realizando o sonho da casa própria e destaca a importância de sempre acreditar nos seus sonhos. “Há 10 anos a gente vem batalhando para conseguir a casa própria, é necessário sempre colocar Deus na frente, pois agora estamos realizando esse grande sonho”, disse.

Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

O Governo do Estado juntamente com o prefeito Jorge Derbli e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amcespar) assinou nesta quinta-feira (22), a ordem de serviço para a construção do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o governo vai destinar R$ 14,6 milhões para o empreendimento, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A unidade possibilitará um atendimento multiprofissional aos usuários do SUS, com consultas e exames de média complexidade.

O AME de Irati terá cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, com 22 consultórios e sete salas de exames. A unidade será instalada no bairro Lagoa e terá capacidade de realizar até 12 mil consultas por mês, em mais de 20 especialidades médicas. Também há a previsão de construir um Centro de Especialidades Odontológicas no terreno ao lado.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que o espaço reforça o atendimento em áreas de média complexidade, que não podem ser tratadas nas unidades básicas de saúde. “Esse prédio vai ter mais de 20 consultórios e abrirá possibilidades de contratar outros profissionais, teremos ortopedia, cardiologia, endocrinologia”, disse.

A previsão é que a obra seja concluída em um ano e meio e possa atender a população e assim facilitar o atendimento em Irati e região. “Vamos fazer um grande centro de especialidades, que já pode começar a ser construído. Cardiologista, oftalmologista, ortopedista, todos esses médicos vão atender nesse local, para facilitar para as pessoas”, afirmou Ratinho Junior.

“O AME vai proporcionar humanização e economia para os municípios, que precisam transportar os pacientes até os grandes centros, como Ponta Grossa e Curitiba”, disse o prefeito de Irati, Jorge Derbli. “Teremos uma estrutura de qualidade aqui na cidade, e além da economia, vamos melhorar o atendimento a esses pacientes que tanto precisam”.

A unidade será administrada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Sul do Paraná (CIS-Amcespar), atendendo pacientes dos nove municípios da 4ª Regional de Saúde: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Rio Azul. Juntos, eles contam com uma população de aproximadamente 250 mil habitantes.

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Aparecida Kufener Schuck, que também é presidente do CIS-Amcespar, explicou que o consórcio faz o atendimento em um prédio alugado, e o dinheiro da locação será revertido na melhoria do atendimento. “A expectativa é que tenhamos um espaço adequado para atender com mais qualidade a nossa população, principalmente com acessibilidade, a maior dificuldade que temos hoje. Com essa estrutura poderemos ampliar o leque de atendimento e especialidades”, ressaltou.

Com informações Secom Irati e Agência Estadual de Notícias