Nacional 2023 começa nesta quinta-feira (20) e reunirá participantes de vários estados

Publicado em: 19/07/2023 18:20

A partir desta quinta-feira (20), Irati será sede do Nacional 2023, evento que envolve o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas. A promoção é da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal.

A programação do Nacional, em Irati, será realizada no CT Willy Laars e também no Parque Aquático, onde ocorrerão as disputas esportivas. A população poderá acompanhar toda a programação de forma gratuita. “Esperamos contar com um grande público neste grande evento, que valoriza a cultura e movimenta nossa cidade e a economia. Estamos felizes pelo nosso município ser a sede e receber tantos visitantes”, enfatiza o prefeito Jorge Derbli.

De acordo com a organização do Nacional, mais de três mil competidores irão participar. A premiação dos vencedores ocorrerá no domingo (23). “Junto com essas pessoas estarão seus familiares, amigos e participantes dos CTGs. Acreditamos que em torno de dez mil estarão presentes em Irati para o evento”, comenta o diretor geral da CBTG, Mauro Geraldo.

Dentro do Nacional, o 15º FENART contará com maior número de participantes. No CT Willy Laars estarão dispostos seis palcos, que irão abrigar apresentações em grupo e individuais de danças. Também haverá outras modalidades, como canto, declamações, instrumentais, entre outras. “As pessoas podem esperar muita amizade, tradição e competição, mas esta somente nos tablados. É um evento que reúne famílias e pessoas de todas as idades”, destaca Mauro.

Para comportar todos os visitantes, principalmente da parte artística, vindos de estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e, também, os tradicionalistas paranaenses, foram organizados pela Prefeitura alojamentos em prédios públicos.

A programação inicia na tarde de quinta-feira (20), às 15h, com a Taça Irati, com disputa de laço em dupla. A abertura oficial será às 20h, no Centro de Eventos do CT Willy Laars, com presença de autoridades e participantes do evento. A população também é convidada a participar.