Grandes eventos promovidos em julho movimentam o comércio local

 

Publicado em: 24/07/2023 17:42

Whatsapp

 

Rede hoteleira lotada, restaurantes cheios, lojas realizando promoções especiais e empregos temporários, são alguns dos reflexos dos grandes eventos promovidos pela Prefeitura no mês de julho. Um dos principais objetivos das promoções é movimentar a economia local, gerando rendas e oportunidades.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Renato Hora, destaca que o movimento no comércio desperta otimismo. “Eventos como estes ajudam a promover o comércio da cidade e a gerar mais renda”. Ele ainda acrescenta que o comercio de Irati tem um grande potencial. “A cidade movimentada com os eventos beneficia lojas, restaurantes, lanchonetes, a rede hoteleira, postos de combustíveis e o comercio em geral”, aponta.

Já tradicional, o 33º Rodeio de Integração de Irati teve recorde de público, com aproximadamente 35 mil pessoas passando pelo CT Willy Laars entre os dias 14 a 16 de julho. Na semana seguinte foi a vez do Nacional 2023, encontro que reuniu quase cinco mil competidores, além de seus familiares e comitivas de pelo menos seis estados. O resultado foi a rede hoteleira local e regional lotada.

Segundo Regiane Malanski, responsável pela administração de um hotel de Irati, as reservas foram fechadas com meses de antecedência. “Certamente vemos de forma extremamente positiva a promoção de eventos, pois dá visibilidade a cidade, traz recursos que movimentam de forma expressiva a economia local e também das cidades vizinhas. Gera oportunidades a todos os setores, desde o comércio, prestação de serviços e outros”, destaca.

Hospedagem também rendeu negócios para algumas pessoas que locaram suas casas para visitantes. A aposentada Marili Teleginski hospedou seis pessoas de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em sua casa. “Foi uma oportunidade de ganhar dinheiro com a locação. Além disso, também trabalhei no rodeio de Irati vendendo artigos típicos, através de um trabalho temporário”, explica.

OPORTUNIDADE - Vanessa Kalinoski, empreendedora especialista em penteados em Irati, atendeu durante o Rodeio Nacional clientes da cidade de Querência, Mato Grosso do Sul. Foram 18 dançarinas produzidas pela profissional, em dois dias. “Foi uma experiência ótima, fiquei muito feliz em receber esse convite de fazer os cabelos das prendinhas do CTG Pousada do Sul. São pessoas extremamente dedicadas, que pensaram em todos os detalhes. Foi uma experiência incrível”, conta.

A cabeleireira ainda faz um balanço de como o evento ajudou o seu empreendimento. “Fui indicada por uma amiga de Irati para as meninas de Querência. O evento trouxe muitas clientes em todos os dias e me ajudou a divulgar ainda mais meu trabalho”, destaca.

 

 

 

INOVAÇÃO - Para atrair os clientes, os comerciantes locais investiram em marketing. Lilian Komechen, que trabalha em uma loja de confecções e calçados, explica que foram feitas propagandas voltadas aos eventos através das redes sociais. “Trabalhamos com dicas e ideias, produzindo looks de acordo com cada evento, deixando o cliente por dentro do que está na moda”, comenta. Ketlin Basniak, que trabalha na mesma loja, fala que os eventos estimulam o comércio. “Além dos nossos clientes, recebemos pessoas de outras cidades, gerando movimento extra, o que é muito bom”, acrescenta.

EXPECTATIVAS ATINGIDAS – Para uma rede de supermercados de Irati os eventos atenderam às expectativas. “Foram dois finais de semana com muitas ações específicas para nossos visitantes, pensando em atender todos, com preços excelentes. A venda atendeu as nossas expectativas, fizemos uma parceria tanto para revenda no local, quanto ao pessoal que acampou no CT Willy Laars. Foi um trabalho forte com o setor do marketing da empresa, junto aos gerentes de cada unidade”, comenta Webher Voltatone, gerente regional do grupo.