Irati participa de evento do Estado sobre soluções inovadoras

Publicado em: 02/08/2023 17:28

O prefeito Jorge Derbli participou na terça-feira (1º), em Curitiba, do evento Inova Cidades, realizado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Ele é pensado para realizar uma série de projetos, palestras e soluções diretas para serem implementadas nos 399 municípios do Paraná.

Nesta primeira etapa, participaram prefeitos e representantes das cidades de Irati, Campo Mourão, Guarapuava, Marialva, Mandaguari, Paiçandu, Palmeira, Prudentópolis e Umuarama. Até o fim do ano acontecerão eventos similares em todas as regiões do Paraná.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, falou sobre a adesão dos municípios. “O Governo do Estado trabalha de uma maneira municipalista porque a vida das pessoas acontece nas cidades. E ter essa proximidade com os prefeitos é muito importante. Eles nos trazem as demandas, e através da inovação, nós podemos oferecer melhor qualidade de vida aos paranaenses”, afirmou.

O prefeito Jorge Derbli ressaltou que soluções que ajudam a gestão a melhorar o município e a vida das pessoas são sempre bem-vindas. “Estamos sempre atentos às oportunidades apresentadas. O Governo do Estado trabalha com inovação e queremos que Irati seja um município contemplado com novas tecnologias, que ajudem no desenvolvimento e mais qualidade de vida a nossa população”.

Foram apresentadas soluções e novas tecnologias nas áreas de saúde, gestão pública, administração, infraestrutura e educação, mobilidade urbana e transformação digital. Houve palestras de iniciativas das Secretarias da Inovação (Sei), das Cidades (Secid), de Infraestrutura e Logística (Seil), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Celepar, Fomento Paraná e Invest Paraná.

“É muito importante valorizar esse trabalho transversal da inovação. A Secretaria das Cidades está à disposição para ajudar os municípios com recursos, com projetos que envolvam ou não tecnologia, mas que com certeza precisam ser inovadores. A inovação só vale se for melhorar a qualidade de vida lá na ponta, onde as pessoas vivem”, destacou o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

Também participaram do evento os secretários municipais de Tecnologia, Inovação e Planejamento, Newton Ribas e de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues.